Páginas

sábado, 10 de dezembro de 2011

Meu Pedacinho do Céu - Sala de Recursos

        Costumo dizer que eu trabalho no "Pedacinho do Céu"! É verdade, trabalho sim! Já imaginou um emprego onde você se diverte, brinca, aprende, se emociona, cresce, se sente útil e amada o tempo todo? É assim o meu emprego. 
      Trabalho na Escola Estadual Tancredo Neves, em Porto Velho, no lindo Estado de Rondônia. Tenho que especificar Rondônia sim, pois tem gente que ainda confunde Rondônia com Roraima, rsrsrs.
      Bom, desde 2010 trabalho na Sala de Recursos Multifuncionais, realizando Atendimento Educacional Especializado - AEE, a alunos com Necessidades Educacionais Especiais. 
     Tenho 12 lindos e maravilhosos alunos, com as mais diversas deficiências. Minha Sala é linda, aconchegante, todo mundo quer ficar lá. Os outros alunos, curiosos,  passam pela porta e perguntam: "Tia Lene, o que a senhora faz aí dentro?". Depois de uma rápida explicação, alguns falam assim: "Tia Lene, a senhora pode me atender também, sou tão ruim em Matemática!!!". Olha que fofo!
       Meus alunos me surpreendem a cada dia. Todo dia tem um aprendizado novo, uma surpresa nova, mas o que mais me deixa feliz é ver o brilho nos olhinhos deles quando me veem chegar. Não tenho palavras para expressar o tanto que este trabalho me preenche, me enriquece, me fascina e me deixa completamente realizada. Meus alunos são a prova de que tudo neste mundo é possível. Imagine uma menina que não fala direito, tem dificuldades para se comunicar, apesar de ter 16 anos, a cabecinha ainda é de 3, tem limitação motora, com tudo isso, adora ir à escola, canta, dança, brinca, é feliz, carinhosa. O improvável se torna provável. 
        Ser professor é maravilhoso! Este trabalho é difícil sim, claro, porque, infelizmente, a nossa formação é precária. Não saímos da Universidade preparados para atender alunos especiais e a formação continuada é ineficiente, porque não atende a todos os professores. Como professora me sinto solitária muitas vezes, quando percebo que se eu não correr atrás de uma boa qualificação, quem vai perder sou eu, porque não é fácil ver um aluno na tua frente, com tantos comprometimentos e você não saber o que fazer com ele. 
       O responsável pela minha formação deveria ser o Poder Público, pois sou servidora pública. Todas as Leis apontam para isso. Mas não é isso que ocorre. 
      Desabafos à parte, com tudo isso, não deixo o "Meu Pedacinho do Céu" por nada, porque descobri que não sei mais fazer outra coisa. Nas férias abrirei uma página aqui no Blog só para as atividades que realizei com meus alunos, quem sabe ajuda outras pessoas, com algumas ideias bem bacanas. 

Momentos Mágicos!!
Obs.: Todos os alunos tem autorização por escrito dos pais para a divulgação destas fotos. Só omitirei os nomes por opção minha. 



Ela escolheu este livro e escolheu uma figura para desenhar.



Olha o capricho com que ela pinta!


Carinho é a palavra chave desta Sala.




Que coisa gostosa! Isso não tem preço!


O livro, cheio de passarinhos cor de rosa, a cor preferida dela, logo chamou sua atenção!

Olha a alegria dela quando lhe mostrei o livro "Passarinho Me-Ama"



Meus Super Herois!





2 comentários:

  1. Teu trabalho é realmente maravilho e totalmente necessário.... e sei do que estou falando....bjoo minha amiga...e PARABÉNS pelo que realizas...

    ResponderExcluir
  2. Oi linda, obrigada, é um trabalho maravilhoso mesmo e me deixa muito realizada. Bjs!

    ResponderExcluir

Comenta vai? Contribua com este Blog. Desde já obrigada!!!