Páginas

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Ser Professor é MARAVILHOSO!

      Realmente quando a gente quer alguma coisa na vida e vê nos estudos uma possibilidade para se conseguir isso, as barreiras existentes são facilmente derrubadas. Prova disso é a Turma de Pós-Graduação em Gestão Escolar do Distrito de Nova Dimensão, à 68 Km de Nova Mamoré/RO. 
         Nos dias 03 e 04/12 fui ministrar a Disciplina Fundamentos e Legislação da Educação Inclusiva para 22 alunos, na maioria professores que atuam na Zona Rural. De Porto Velho à Nova Mamoré foram 6h de viagem de ônibus. De Nova Mamoré até o Distrito de Nova Dimensão, foram mais 1h de carro, em plena noite de sexta-feira. Achei tudo uma aventura, bom demais. 
        Chegando lá, fomos para uma Escola Municipal, onde as aulas são realizadas. Logo fui conhecendo a realidade daqueles alunos. Uns são de lá, outros são de Nova Mamoré e alguns são das linhas próximas ao Distrito. Fiquei muito impressionada com a dedicação daqueles alunos. Aqui em Porto Velho temos tudo quase à mão, comparado a Nova Dimensão e, por vezes, vemos alunos faltarem aula, por qualquer motivo. 
       Quando iniciei a aula, já com atraso devido a demora na chegada, as perguntas logo começaram a surgir. Perceber o interesse dos alunos com a disciplina foi extremamente gratificante. Sabe aquelas aulas em que quem manda é o aluno? Você planeja, planeja, mas são tantas as perguntas que você acaba direcionando a aula para o interesse deles. Estas, para mim, são as melhores aulas. 
      Tivemos problemas com o Data Show, então a aula foi mesmo uma conversa sobre Legislação e Educação Inclusiva. E que conversa! Os alunos, muito atenciosos com tudo o que eu falava, davam exemplos da realidade deles, muitos falaram que nem sabiam que os professores também tem direito a capacitação, com relação a inclusão. Foi bom demais este momento. 
       No sábado, com Data Show funcionando, pude mostrar um pouco do meu trabalho na Sala de Recursos, compartilhar do meu dia-a-dia com meus alunos especias, falar da grande emoção que eles me proporcionam todos os dias e dizer que tudo é possível, desde que se permita. 
       Bom, saí de lá da melhor maneira possível, com a consciência de que, mais uma vez, eu mais aprendi do que ensinei. 
      Aos alunos de Nova Dimensão, parabéns pela bravura, pela ternura que ainda tem no olhar, pela delicadeza com que participaram da disciplina e, acima de tudo, pelo respeito e carinho com que trataram esta professora aqui, orgulhosa da vida por ter conhecido e vivido momentos tão intensos com todos vocês. À minha amiga Doranilda, obrigada pelo convite, sempre estarei à disposição.
      É, ser professor é MARAVILHOSO!








Dinâmica. Todo mundo alongando...

Foi bom demais!!

Hora do Relatório Avaliativo.

Professor Eduardo.

Flávio e Edina





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comenta vai? Contribua com este Blog. Desde já obrigada!!!