Páginas

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Libras é 10!

Neste mês de abril comemora-se os 10 anos da criação da Lei da Libras. A APPIS (Associação dos Professores, Parentes, Amigos e Intérpretes dos Surdos de Rondônia) está organizando uma mobilização com o objetivo de levar ao conhecimento da sociedade a Lei nº 10.436, conhecida como  Lei da Libras. No dia 24/04/2012, das 9h às 17h, na Praça Getúlio Vargas (em frente ao Palácio do Governo) haverá um grande ato cultural, com a participação das escolas, com apresentações culturais, brincadeiras, sorteios de brinde, entre outros. Estamos precisando de Voluntários para ajudar no dia 24/04, portanto, quem quiser colaborar é só enviar email para lene_reispvh@hotmail.com. Desde já agradecemos.
Abaixo segue o Projeto "Libras é 10!"

Projeto
Libras é 10!
 
1 JUSTIFICATIVA

O direito de “estar” num espaço não faz deste espaço “o melhor lugar para se estar”. Antes do “direito de estar em qualquer lugar” há o “direito de estar no melhor lugar”.
(Nídia Sá)


No dia 24 de abril de 2002 foi lançada oficialmente no Brasil a Lei nº 10.436, que regulamenta a Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS. Considerada um marco importante para o Movimento Surdo, esta lei possibilitou alguns avançados, principalmente no que diz respeito à Educação de Surdos.
A lei prevê, entre outras coisas, a inserção da Libras como disciplina em todos os cursos de Formação de Professores. Porém, isto ainda não acontece em todas as Instituições de Ensino Superior. Conforme o Decreto nº 5.626/2005, que regulamenta a Lei 10.436/2002 -  

A partir da publicação deste Decreto, as instituições de ensino médio que oferecem cursos de formação para o magistério na modalidade normal e as instituições de educação superior que oferecem cursos de Fonoaudiologia ou de formação de professores devem incluir Libras como disciplina curricular, nos seguintes prazos e percentuais mínimos:
IV - dez anos, em cem por cento dos cursos da instituição.

Finalmente chegamos aos 10 anos desta Lei e pouca coisa mudou. A lei prevê ainda que as Instituições Federais de Ensino devem garantir, obrigatoriamente, às pessoas surdas, acesso à comunicação, à informação e à educação nos processos seletivos, nas atividades e nos conteúdos curriculares desenvolvidos em todos os níveis, etapas e modalidades de educação, desde a educação infantil até à superior.
Outra coisa que a lei prevê é que os Surdos tem direito a um atendimento especializado nos órgãos públicos e privados, ou seja:

As instituições de que trata o caput devem dispor de, pelo menos, cinco por cento de servidores, funcionários e empregados capacitados para o uso e interpretação da Libras. Pelo menos, cinco por cento de servidores, funcionários e empregados capacitados para o uso e interpretação da Libras. (Artigo 26, Parágrafo 1º)

O Projeto “Libras é 10” é uma forma de mobilizar a sociedade para que a Lei da Libras seja cumprida. Uma maneira de fazer com que os Direitos da pessoa Surda sejam, finalmente, concretizados. A sociedade precisa saber que Lei é essa, quais suas implicações para a educação de surdos e o que precisa ser feito para que o contexto atual se transforme a favor da comunidade surda.

2 OBJETIVOS


2.1 Geral
Mobilizar a Sociedade e as Instituições Públicas e Privadas para que a Lei da Libras seja colocada em prática.

2.2 Específicos

2.2.1 Promover uma reflexão específica sobre o direito à educação das pessoas surdas, sendo esta BILÍNGUE;

2.2.2 Garantir que a sociedade conheça a Lei 10.436;

2.2.3 Fazer com que os Surdos e os Deficientes Auditivos tenham conhecimento dos seus direitos;

2.2.3 Divulgar as Associações ASPVH e APPIS, para que todos tenham conhecimento de suas ações e objetivos;

2.2.4 Promover a confraternização entre a Comunidade Surda, Professores, Familiares, Instituições de Ensino e demais setores da sociedade Portovelhense.

3 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

Todas as atividades desenvolvidas serão voltadas para a divulgação da Lei da Libras e da Educação de Surdos, sendo realizadas tanto em Instituições Públicas como em Instituições Privadas, a saber:

·         Palestras em Escolas, Instituições de Ensino Superior, Órgãos Públicos, Empresas;
·         Apresentações Culturais, envolvendo a arte e a cultura Surda;
·         Concurso de Slogan comemorativo aos 10 anos da Lei da Libras;
·         Concurso de Cartaz comemorativo aos 10 anos da Lei da Libras;
·         Pintura e desenho livre;
·         Gincana Cultural
·         Concurso de Piada
·         Distribuição de Informativo contendo um breve resumo da Lei da Libras
·         Distribuição do Alfabeto Manual em Libras
·         Distribuição de Picolé/Pipoca
·         Concurso de Poesia 10 anos LIBRAS

4 RECURSOS

 Humanos

·         Associados da ASPVH e APPIS
·         Familiares dos Surdos
·         Voluntários (Estagiários, Acadêmicos, Professores etc)
·         Instituições Públicas e Privadas


5 CRONOGRAMA

18/04/2012
(Quarta-feira)
19/04/2012
(Quinta-feira)
20/04/2012
(Sexta-feira)
23/04/2012
(Segunda-feira)
24/04/2012
(Terça-feira)


Palestra




Palestra




Palestra




Palestra



“Libras é 10!”
Mobilização na Praça Getúlio Vargas (em frente ao Palácio do Governo) com Gincana Cultural, Concursos, Brincadeiras, Dança, Teatro, entre outros.

Obs.: As escolas que atendem alunos Surdos terão prioridade para a realização das Palestras.

6 comentários:

  1. Parabéns Lene, projeto muito bacana e extremamente significativo. Você também é 10. Grande abraço amiga!

    ANA RUBIA

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Olá Rodrigo, guardei seu comentário, pois é muito grande pra postar aqui kkkkk. Interessei-me pelo Grupo TIBRA, achei tua ideia fascinante, podemos sim fazer uma grande parceria. Conte com meu apoio. Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Olá Lene,gostaria de saber o endereço da ASPVH ou telefone. Obrigada.Arlene.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A ASPVH infelizmente não tem sede nem espaço para os encontros. Para entrar em contato é através do email da Indira Stedile, Presidente. O email dela é indirastedile@gmail.com. Abraços!

      Excluir

Comenta vai? Contribua com este Blog. Desde já obrigada!!!