Páginas

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Libras é 10!

Neste mês de abril comemora-se os 10 anos da criação da Lei da Libras. A APPIS (Associação dos Professores, Parentes, Amigos e Intérpretes dos Surdos de Rondônia) está organizando uma mobilização com o objetivo de levar ao conhecimento da sociedade a Lei nº 10.436, conhecida como  Lei da Libras. No dia 24/04/2012, das 9h às 17h, na Praça Getúlio Vargas (em frente ao Palácio do Governo) haverá um grande ato cultural, com a participação das escolas, com apresentações culturais, brincadeiras, sorteios de brinde, entre outros. Estamos precisando de Voluntários para ajudar no dia 24/04, portanto, quem quiser colaborar é só enviar email para lene_reispvh@hotmail.com. Desde já agradecemos.
Abaixo segue o Projeto "Libras é 10!"

Projeto
Libras é 10!
 
1 JUSTIFICATIVA

O direito de “estar” num espaço não faz deste espaço “o melhor lugar para se estar”. Antes do “direito de estar em qualquer lugar” há o “direito de estar no melhor lugar”.
(Nídia Sá)


No dia 24 de abril de 2002 foi lançada oficialmente no Brasil a Lei nº 10.436, que regulamenta a Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS. Considerada um marco importante para o Movimento Surdo, esta lei possibilitou alguns avançados, principalmente no que diz respeito à Educação de Surdos.
A lei prevê, entre outras coisas, a inserção da Libras como disciplina em todos os cursos de Formação de Professores. Porém, isto ainda não acontece em todas as Instituições de Ensino Superior. Conforme o Decreto nº 5.626/2005, que regulamenta a Lei 10.436/2002 -  

A partir da publicação deste Decreto, as instituições de ensino médio que oferecem cursos de formação para o magistério na modalidade normal e as instituições de educação superior que oferecem cursos de Fonoaudiologia ou de formação de professores devem incluir Libras como disciplina curricular, nos seguintes prazos e percentuais mínimos:
IV - dez anos, em cem por cento dos cursos da instituição.

Finalmente chegamos aos 10 anos desta Lei e pouca coisa mudou. A lei prevê ainda que as Instituições Federais de Ensino devem garantir, obrigatoriamente, às pessoas surdas, acesso à comunicação, à informação e à educação nos processos seletivos, nas atividades e nos conteúdos curriculares desenvolvidos em todos os níveis, etapas e modalidades de educação, desde a educação infantil até à superior.
Outra coisa que a lei prevê é que os Surdos tem direito a um atendimento especializado nos órgãos públicos e privados, ou seja:

As instituições de que trata o caput devem dispor de, pelo menos, cinco por cento de servidores, funcionários e empregados capacitados para o uso e interpretação da Libras. Pelo menos, cinco por cento de servidores, funcionários e empregados capacitados para o uso e interpretação da Libras. (Artigo 26, Parágrafo 1º)

O Projeto “Libras é 10” é uma forma de mobilizar a sociedade para que a Lei da Libras seja cumprida. Uma maneira de fazer com que os Direitos da pessoa Surda sejam, finalmente, concretizados. A sociedade precisa saber que Lei é essa, quais suas implicações para a educação de surdos e o que precisa ser feito para que o contexto atual se transforme a favor da comunidade surda.

2 OBJETIVOS


2.1 Geral
Mobilizar a Sociedade e as Instituições Públicas e Privadas para que a Lei da Libras seja colocada em prática.

2.2 Específicos

2.2.1 Promover uma reflexão específica sobre o direito à educação das pessoas surdas, sendo esta BILÍNGUE;

2.2.2 Garantir que a sociedade conheça a Lei 10.436;

2.2.3 Fazer com que os Surdos e os Deficientes Auditivos tenham conhecimento dos seus direitos;

2.2.3 Divulgar as Associações ASPVH e APPIS, para que todos tenham conhecimento de suas ações e objetivos;

2.2.4 Promover a confraternização entre a Comunidade Surda, Professores, Familiares, Instituições de Ensino e demais setores da sociedade Portovelhense.

3 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

Todas as atividades desenvolvidas serão voltadas para a divulgação da Lei da Libras e da Educação de Surdos, sendo realizadas tanto em Instituições Públicas como em Instituições Privadas, a saber:

·         Palestras em Escolas, Instituições de Ensino Superior, Órgãos Públicos, Empresas;
·         Apresentações Culturais, envolvendo a arte e a cultura Surda;
·         Concurso de Slogan comemorativo aos 10 anos da Lei da Libras;
·         Concurso de Cartaz comemorativo aos 10 anos da Lei da Libras;
·         Pintura e desenho livre;
·         Gincana Cultural
·         Concurso de Piada
·         Distribuição de Informativo contendo um breve resumo da Lei da Libras
·         Distribuição do Alfabeto Manual em Libras
·         Distribuição de Picolé/Pipoca
·         Concurso de Poesia 10 anos LIBRAS

4 RECURSOS

 Humanos

·         Associados da ASPVH e APPIS
·         Familiares dos Surdos
·         Voluntários (Estagiários, Acadêmicos, Professores etc)
·         Instituições Públicas e Privadas


5 CRONOGRAMA

18/04/2012
(Quarta-feira)
19/04/2012
(Quinta-feira)
20/04/2012
(Sexta-feira)
23/04/2012
(Segunda-feira)
24/04/2012
(Terça-feira)


Palestra




Palestra




Palestra




Palestra



“Libras é 10!”
Mobilização na Praça Getúlio Vargas (em frente ao Palácio do Governo) com Gincana Cultural, Concursos, Brincadeiras, Dança, Teatro, entre outros.

Obs.: As escolas que atendem alunos Surdos terão prioridade para a realização das Palestras.

6 comentários:

  1. Parabéns Lene, projeto muito bacana e extremamente significativo. Você também é 10. Grande abraço amiga!

    ANA RUBIA

    ResponderExcluir
  2. Obrigada amiga, beijos pra você.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. Olá Rodrigo, guardei seu comentário, pois é muito grande pra postar aqui kkkkk. Interessei-me pelo Grupo TIBRA, achei tua ideia fascinante, podemos sim fazer uma grande parceria. Conte com meu apoio. Bjs!

    ResponderExcluir
  5. Olá Lene,gostaria de saber o endereço da ASPVH ou telefone. Obrigada.Arlene.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A ASPVH infelizmente não tem sede nem espaço para os encontros. Para entrar em contato é através do email da Indira Stedile, Presidente. O email dela é indirastedile@gmail.com. Abraços!

      Excluir

Comenta vai? Contribua com este Blog. Desde já obrigada!!!