Páginas

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Leitura Sempre!

Que ler faz bem, todo mundo sabe. Mas oferecer um livro para quem ainda não sabe ler é melhor ainda. Uma das atividades que meus alunos adoram é a Hora do Conto. Na minha sala tem alguns livros que ficam disponíveis para os alunos. Mas vez ou outra eu pego alguns emprestados na Biblioteca da escola. É que toda semana meus alunos levam um livro para casa. Eu combino com os pais para explorarem com eles o livro, que eles peçam para o aluno ler (mesmo quem não sabe ler), e vice-versa, que os pais leiam os livros para eles. Os livros selecionados para isso são historinhas curtas, de preferência com muitas imagens. Para os alunos que sabem ler funciona assim: uma vez por mês eles levam um livro mais voltado para os jovens, propondo uma leitura mais apurada, crítica; nas outras 3 semanas os livros são mais ilustrados, com historinhas curtas. Isso tem dado muito resultado. A Hora do Conto é o momento em que eu vou para o tapete com eles e conto a história, tentando sempre usar e abusar de caras e bocas, dramatizando sempre que possível, instigando eles a irem junto comigo para dentro da história. Esta aqui, por exemplo, conta a história de um leão e com isso trabalhei o som dos animais, as cores, as classes dos animais, enfim, deu para explorar uma porção de coisas. Vale muito à pena este tipo de atividade, pois além de estarem aprendendo, os alunos criam um vínculo maior com a gente e isso é maravilhoso.






























Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comenta vai? Contribua com este Blog. Desde já obrigada!!!