Páginas

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

26 de Setembro - Dia Nacional dos Surdos

Através da Lei nº 1.976/08, fica instituído o dia 26 de setembro como o Dia Nacional dos Surdos. Esta data foi  escolhida para comemorar o Dia do Surdo, devido ao fato de lembrar a inauguração da primeira escola para Surdos no país em 1857, com o nome de Instituto Nacional de Surdos Mudos do Rio de Janeiro, atual INES - Instituto Nacional de Educação de Surdos, fundado por Dom Pedro II em 1857.

O Brasil todo comemorou esta data com eventos como oque aconteceu na Escola Bilíngue Porto Velho. A festa teve início às 14h com apresentação de teatro dos alunos do Curso de Biologia da Fimca, em seguida teve apresentação de Hip Hop com o acadêmico de Educação Física da Unir, Luper Vinícius Saraiva, os alunos da escola apresentaram uma dramatização da Linda Rosa Juvenil. A Presidente da Associação dos Surdos de Porto Velho, Indira Stedile, falou sobre o porquê do dia 26 de setembro ser escolhido como o Dia dos Surdos e da importância desta data para o movimento surdo brasileiro. As alunas apresentaram um balé, coreografado por Elizeu, voluntário da escola. As alunas do curso de Libras da Ciperon fizeram um cachorro quente, que estava delicioso. O pessoal da Secretaria Municipal de Trânsito doou kit's, com folder, boné, garrafinhas, sacolas para os alunos e pais. Os atores surdos Pablo Brasil e Joana Alessandra fizeram uma apresentação. Muitos surdos compareceram, o que alegrou mais a festa. Em seguida os alunos, pais, professores e voluntários foram para a Av. Carlos Gomes realizar um Pit Stop Educativo, entregando um folder alusivo à data. 

Foi a 1ª comemoração do Dia dos Surdos da Escola Bilíngue e a emoção foi grande. Parabéns a toda equipe da escola, aos pais e alunos, aos voluntários e aos amigos surdos. Ano que vem tem mais.




























Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comenta vai? Contribua com este Blog. Desde já obrigada!!!