Páginas

sexta-feira, 30 de março de 2012

Disciplina Novas Tecnologias demonstrará a importância do Blog.

Neste final de semana os alunos da Pós-Graduação em Metodologia do Ensino Superior do IESB irão utilizar um importante recurso tecnológico, o Blog. A Profª Elizane Assis, Pedagoga, Mestranda em Educação da Universidade Federal de Rondônia, mostrará aos alunos a importância do Blog como Recurso de Aprendizagem, demonstrando o uso das novas tecnologias na educação. Segundo Elizane Assis: "Pode-se usar as Novas Tecnologias na Educação escolar e universitária em diversos momentos para mobilizar a construção do conhecimento por meio da interação entre os sujeitos e a interiorização dos conteúdos". Foi numa aula dessas que surgiu este Blog aqui. Gostei tanto desta ferramenta que o blog continua até hoje.

Aos alunos do IESB, aproveitem este momento riquíssimo de aprendizagem, tenho certeza que será muito útil em qualquer momento da sua vida enquanto Educador. Boa aula!

3 comentários:

  1. Nossa! Essa aula foi muito especial..a produção da resenha critica foi um show..só trabalhos ótimos..houve muitos questionamentos..importantes que deram brilho para a nossa discussão intelectual..logo logo postarei os resumos criticos da turma..bjs

    ResponderExcluir
  2. Olá, quem és? Não deixou seu nome. Que bom que gostou! Aguardo os resumos. Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Instituto de Ensino Roberto Saturnino Braga – IESB
    Curso: Metodologia de Ensino Superior
    Disciplina: Novas Tecnologias Aplicadas ao Ensino Superior
    Docente: Mestranda Elizane Assis Nunes
    Discentes: Paloma Emanuelle e João Peixoto


    Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias audiovisuais e telemáticas

    Quando pensamos em educação, vimos como o caminho fundamental para transformar a sociedade. Para um ensino de qualidade está sendo inserido novas tecnologias que nem sempre são bem aproveitadas e utilizadas por falta de alguns professores não saberem utilizar ou a gestão da escola em não disponibilizar.
    Quando o autor se refere que o objetivo é ter cada classe conectada a internet e cada aluno com um notebook, isso seria muito bom se acontecesse na prática, seria bem proveitoso tanto para os alunos quanto para a escola em geral.
    Na parte em que autor se refere que muitos alunos valorizam mais o diploma do que o aprender, isso é um evento que acontece constantemente tanto no ensino médio, ensino técnico, superior e outros, porque a maioria quer o diploma para obter mais status, para conseguir um emprego melhor e outros motivos.
    O texto faz algumas citações chamando alguns professores de papagaios por eles serem previsíveis, não surpreendendo, isso é uma falta que ocorre muito por muitos professores adquirem uma metodologia e depois não conseguem fazer alguma mudança para melhorar suas aulas. Defende alguns pontos cruciais para atingir uma melhoria na educação, como nos seguintes casos:

    a) O ambiente cultural familiar, quando ele é mais rico, a criança consegue construir a lógica da narrativa, organizar de forma mais rica a linguagem.
    b) A aprendizagem significativa é quando o aluno tem um conhecimento prévio, e a partir daquele ponto o professor trabalha os conteúdos, com esse conhecimento cognitivo o aluno tem um melhor aproveitamento nas disciplinas.

    Desde então professor e aluno devem adquirir novas habilidades para esta nova realidade da nossa sociedade brasileira.

    ResponderExcluir

Comenta vai? Contribua com este Blog. Desde já obrigada!!!