Páginas

segunda-feira, 12 de março de 2012

Algumas dicas para encarar o Mestrado da Unir!

Quando eu decidi fazer o Mestrado, não sabia bem por onde começar. Até fui no site de busca e coloquei assim: "Dicas para fazer Mestrado". Eu li algumas coisas e algumas até me ajudaram. Vi que na maioria das dicas dizia assim: "procure um Pós-Graduando para lhe passar as dicas específicas". Acho que muita gente deve ter lido isso também pois recebi em meu email algumas mensagens solicitando tais informações. O que achei muito legal. Então, resolvi escrever do meu jeito, da forma mais simples possível, pois é assim que eu compreendo as coisas. Já passei algumas informações numa postagem anterior. Não tenho a pretensão de saber tudo, mas tenho a humildade de repassar o que eu aprendi. Boa sorte! 

P.S.: Já que resolvi socializar as informações, qualquer pergunta a respeito disso deverá ser feita aqui, nos  "comentários", assim todos terão acesso.

Dicas Importantes!

1º - Regra Básica: leia ATENTAMENTE o Edital. Já teve alteração, então, todo cuidado é pouco.

2º - Currículo Lattes: se não tiver, não entra, é requisito para a Inscrição. Faça o seu, tire cópia e leve. Ah, não se esqueça de levar cópias de todos os documentos mencionados no Lattes: RG, CPF, Comprovante de Residência, todos os certificados de cursos, etc, enfim, tudo que foi colocado no Lattes tem que ter cópia. Para criar o Currículo é só entrar no  site do CNPQ: http://lattes.cnpq.br/
 
3º - O Projeto de Pesquisa também é um dos requisitos para a Inscrição. O projeto de pesquisa é algo que você quer investigar, alguma especificidade de um tema que ainda não foi pesquisado. Por exemplo, meu tema é Educação de Surdos, é um assunto bem amplo, mas eu pesquiso "como ocorre a educação de surdos em Porto Velho e como se dá a formação docente para os professores que tem alunos surdos", viu como delimitei um tema amplo? É preciso primeiro determinar um TEMA, isso é a chave para começar um projeto. Escolhido o tema, agora é preciso delimitar O QUÊ, DENTRO DESTE TEMA, VOCÊ QUER INVESTIGAR. Aí sim começa a escrever o Projeto de fato, que deverá conter: Justificativa, Problema, Objetivo Geral e Específico, Metodologia (se pesquisa Etnográfica, Estudo de Caso, etc e a Abordagem, se Qualitativa ou Quantitativa), Cronograma, Avaliação e Referências Bibliográficas. Sugiro que leia, entre outros, Joaquim Severino, gosto do livro dele sobre Metodologia da Pesquisa, irá ajudar. Na hora de digitar o Projeto siga as normas mais atuais da ABNT, pois isso VALE MUITO na hora da correção do projeto. E lembre-se, o projeto tem que ser interessante, pode ser simples, mas tem que ter resultados reais, veja algo na sua cidade e na sua área de formação, ficará mais fácil trabalhar em cima do que você já tem conhecimento.

4º - A prova escrita, para mim, foi a parte mais difícil. São perguntas relacionadas à Bibliografia indicada. Quem tiver dificuldade com Filosofia, é bom estudar mais. A prova é uma Dissertação. São feitas algumas perguntas e você vai discorrer sobre elas. O objetivo da prova, além de verificar os conhecimentos que você tem , é também para avaliar a capacidade de síntese, de organização das ideias no texto, a forma como escreve. Sugiro que leiam mesmo, de verdade, o que foi indicado, não dá para “encher linguiça” na hora de escrever. Tudo isso é levado em consideração na hora de avaliar. A prova tem a duração de 4 horas.

5º - Proficiência: São 02 opções de Língua Estrangeira: Inglês e Espanhol. Pode usar o dicionário, mas se não entender nem um pouquinho, vai perder tempo na tradução das palavras. A prova dura 4 horas. Leve um bom dicionário, pois aqueles de escola (resumidos) não ajuda muito. A prova de Línguas não reprova, mas ajuda na classificação, quanto maior a nota, mais bem classificado poderá ficar. Esta prova só é corrigida se você passar na Prova Escrita.

6º - A Entrevista é a última etapa e você só vai fazer se o seu projeto for aprovado. Na entrevista são 03 professores que fazem perguntas sobre o teu projeto. Na verdade você vai defender teu projeto, vai ter que provar que ele é relevante para a educação. Vão ser perguntadas coisas do tipo: por que escolheu este tema, por que escolheu a metodologia, os autores citados, ou seja, tem que estar com o projeto na ponta da língua. Se você não acreditar que ele (o projeto) vai dar certo, com certeza não convencerá a ninguém que ele vale à pena. A entrevista dura em média 40 minutos, mas na hora parece uma eternidade. Mas se você dominar o projeto terá sucesso, com certeza.


35 comentários:

  1. OLá, fiz a prova... e foi EXATAMENTE o que vc postou aqui.
    Somente a prova de espanhol estava bem complicadinha... Um texto de 3 páginas com letras no tamanho 7 (muito miudinha) e com 5 questões, sendo 1 de tradução de um trecho curto, as demais todas de interpretação e descrição.
    Agora é esperar o resultado!
    Obrigada pelas dicas!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Patrícia, menina, desculpa,demorei pra responder, mas minha pesquisa está uma loucura, fui desafiada a escrever o 1º Capítulo da minha Dissertação, imagina o estresse. Que bom que as dicas te ajudaram. Tenho certeza que você vai conseguir, sua dedicação e empenho é notório. Valerá à pena. Quero comemorar sua aprovação com você, viu? Bjs querida!

      Excluir
  2. OI Lene, tudo bem? Então, eu fui aprovada na prova, e na proficiência, mas no projeto não. Que pena! Mas ano que vem tem novamente.
    Gostaria de te perguntar se o certificado de proficiência valerá para o ano que vem? Eu fui aprovada e no site da UNir aparece que podemos ir buscá-lo a partir do dia 15 de maio (certificado), dai surgiu a dúvida, será que posso utilizar esse certificado para a seleção em 2013?
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, que pena mesmo, você tem todas as qualidades para entrar no mestrado. Mas a experiência já valeu. O exame de proficiência vale sim para próxima seleção, porém, ele tem a validade de 1 ano. Não desista, você vai conseguir da próxima vez. Bjs querida.

      Excluir
  3. oba, muito boa essa notícia!.
    Irei tentar sim, não vou desistir não e muito obrigada pelas dicas.
    ABraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo, não desista. Aproveita o que você passou nesta tentativa para usar a seu favor na próxima seleção. Estou aqui se precisar. Grande beijo querida.

      Excluir
  4. Oi Lene. É minha primeira vez aqui, fiquei feliz em encontrar alguém com disposição de ajudar nessa difícil tarefa de entrar num mestrado. Tenho muita vontade de fazer mestrado em educação, pois, já atuo na área e confesso "sou apaixonada pelo oficio docente". Mais como é difícil, no meu caso só posso fazer se conseguir passar na federal, mais especificamente na Universidade Federal de Rondônia, mais as vagas são mínimas e, embora eu tenha mandado meus artigos para publicação, ainda não consegui publicá-los e sem produção acadêmica fica ainda mais difícil.
    Sou meio despojada, se conseguisse uma bolsa em qualquer lugar do Brasil, largaria tudo e iria trabalhar em casa de família se fosse preciso para poder realizar esse sonho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem? Qual seu nome? Fico feliz em ver tua garra, é isso mesmo. Sua vontade em querer fazer mestrado é um grande passo, pois isso lhe motivará para ir em busca. Olha, os artigos publicados são importantes sim, mas o Projeto de Pesquisa tem um peso muito grande na hora da seleção. Então, comece já a fazer seu projeto. Provavelmente em outubro deste ano haverá uma nova seleção. Bjs e boa sorte!

      P.S.: Me envie seu email.

      Excluir
  5. Olá Lene, estou me preparando para tentar o processo seletivo do mestrado na UEJF, em serviço social. É meu sonho.... no entanto estou um pouco receosa pois trabalho mto, tenho pouco tempo para estudar, ou seja, tenho apenas o período da noite.. mesmo assim estou "tentando".... gostaria de algumas dicas para realizar a prova, já que me disseram que é a parte mais difícil! obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo hehehe, seu sonho é possível de ser realizado. Primeiro você tem que ler o Edital da UEJF com muita calma. Cada universidade determina suas regras, eu não conheço as regras desta Universidade. Geralmente eles indicam livros e/ou artigos para a prova. Se apegue nestas leituras. Mas não se limite somente a elas, leia outros textos, resenhas, artigos que falam do assunto indicado. Faça fichamentos dos livros que você ler, isso ajudará bastante. No mais, é ler, ler e ler. Boa sorte!

      Excluir
  6. Ei lene...me chamo maria estou me preparando para tentar o mestrado na UFJF em serviço social também...... ao ler suas dicas fiquei me perguntando se vc poderia explicar melhor como faz um fichamento, pois aprendi sim na faculdade, mais me demanda mto tempo.... se você puder esclarecer te agradeço...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria, o Fichamento é um importante aliado na hora de estudar. O objetivo dele é para você ter acesso rápido a alguma temática que você leu. Ao ler um livro você coloca numa ficha ou num arquivo de computador a referência bibliográfica de cada livro que ler e depois escreve um breve resumo do assunto. Assim, quando precisar, já terá a informação. Eu faço também uma lista de citações. Ao ler um livro vou marcando as citações que julgo importante e depois digito num arquivo com a referência bibliográfica e a página de cada citação. Isso ajuda muito na hora de escrever. Espero ter ajudado. Grande beijo!

      Excluir
  7. Olá Lene, Meu nome é geuciane, sou do paraná... estava lendo suas dicas! Muito bom, parabéns pela preocupação com quem está nesta caminhada. Tenho uma dúvida, quanto as questões dissertativas do processo seletivo para o mestrado, devo citar somente o ano da obra? ou tenho q fazer referencia de todas as obras q eu citar? pois considero impossivel de lembrar todos os dados dos livros!..Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Geuciane, tudo bem? Obrigada por visitar meu blog. Olha, penso que cada prova é feita de forma específica, vai depender da Universidade. No caso da UNIR não foi preciso colocar a fonte, ou seja, não era necessário colocar as referências bibliográficas, uma vez que todas as indicações foram feitas pela própria Universidade. O mais importante nesta prova é verificar o conhecimento que o candidato tem sobre o assunto e a sua capacidade de síntetisar. Por exemplo, umas das questões da minha prova foi: Disserte sobre o positivismo e a educação. Veja que a questão exige conhecimento sobre o assunto, então ler Comte, Durkhein entre outros é fundamental. Espero ter colaborado. Grande beijo e boa sorte.

      Excluir
  8. Oi Lene? Sou apaixonada por libras termino dia 12 de junho a faculdade de Letras Português Espanhol e já queria fazer direto o Mestrado em Libras mas não sei se posso. Me dá uma luz se dá?

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem? É claro que você pode tentar o mestrado após o término da graduação, isso é permitido sim. Você mora onde? Aqui em Rondônia não tem Mestrado nesta área. O que você pode fazer é um mestrado em outra área, como é o meu caso, faço na área da educação, e realizar a sua pesquisa na área de Libras. Você tem curso de Libras ou sabe Libras? Isso seria um bom começo. Outra coisa, participar da comunidade surda é fundamental para quem quer aprender a Libras. Boa sorte!

    ResponderExcluir
  10. Oi lene tudo bem? vc poderia dar mais dicas sobre a prova, eu passei na primeira fase e mestrado em educação UNIR estou indo para a prova kkk , estou muito nervosa , obrigada

    ResponderExcluir
  11. Olá Élida, parabéns querida, fico feliz por ter conseguido vencer a 1ª Etapa. Quanto á prova realmente é o que informei no texto acima, são perguntas dissertativas onde você terá que sintetizar bem as respostas, que deverão ser fundamentadas nas literaturas indicadas e nos seus conhecimento acerca da temática. Leia bastante os teóricos da área do Positivismo e Materialismo Histórico. Boa sorte!

    ResponderExcluir
  12. Olá Lene Reis, li o seu blog, estou tentando iniciar os primeiros passos para entrada no mestrado, e ainda se possível necessito de mais informações. Qual o primeiro passo a dar inicio no mestrado.
    Atenciosamente Mirian

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mirian, tudo bem? Penso que o primeiro passo é conhecer a Instituição que você pretende ingressar no Mestrado, pois cada Programa tem um Edital específico. Por exemplo, o Mestrado em Educação da Unir exige um Projeto de Pesquisa já pronto, sem isso não é possível nem se inscrever. Porém, tem outros Programas de Mestrado que não exigem projeto, apenas o candidato realiza a prova dissertativa e a prova de Língua Estrangeira. Já ciente disso, você poderá se organizar conforme o Edital. Todo o norte que você terá vai ser através do Edital, lá vai constar as literaturas que precisará ler, os procedimentos para a inscrição etc. Boa sorte e obrigada por visitar e comentar o Blog. Bjs!

      Excluir
  13. Boa tarde, Lene Reis! Nunca tive receio/medo de provas de concursos e na verdade, consegui ingressar no serviço público, todavia, mestrado, esse sim me deixa baratinada e ansiosa demais. Esse ano de 2014 vou me inscrever na UEPB, o edital passado continha em seu conteúdo que a prova especifica seria de duas questões:
    uma, comum a todos os candidatos referente a área de concentração do programa.
    uma, especifica referente a linha de pesquisa.
    Nesse sentido, a dúvida é, serão somente duas questões dissertativas exatamente como se apresentam aqui ou tem outros desdobramentos, se sim como essas questões podem se apresentar na prova?
    Obrigada. Sônia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sônia, tudo bem com você? Realmente a decisão de fazer mestrado deixa a gente muito ansiosa, são muitas decisões a tomar, uma delas é nos permitir ter um tempo para estudar, pois o mestrado demanda tempo, dedicação exclusiva, ou seja, abrir mão de muitas coisas: família, lazer, amigos, enfim, tudo muito difícil mesmo. Porém, todo este esforço vale à pena, tenha certeza disso. Bom, cada edital é especifico, ou seja, cada Universidade/Faculdade estabelece suas regras, portanto, com certeza o que você vai fazer é diferente do que eu fiz na Unir. Mas, conforme você colocou, se no Edital diz que serão apenas duas questões, sendo uma comum a todos e a outra específica, conforme a Linha de Pesquisa, é desta forma mesmo que vai acontecer. Você tem que se atentar com a literatura indicada, ou seja, é importantíssimo estudar, de verdade, as indicações bibliográficas. Ler, reler, fazer fichamentos, inferências, enfim, tudo que a ajude a "compreender" o assunto. No mais, lhe desejo boa sorte, tenho certeza que com sua coragem, tudo irá dar certo. Grande beijo! Lene Reis

      Excluir
    2. Sim, estou estudando ainda não do jeito necessário de ser, em função de tempo. Volto para contar o resultado. Bjo grande e obrigada por sua atenção. Sônia.

      Excluir
  14. Ola.
    É necessário ter pós-graduação/especialização para fazer mestrado na Unir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Josimar, tudo bem? Não é necessário ter especialização para fazer o Mestrado. A graduação é a única exigência. Abraços!

      Excluir
  15. Oi Lene, me chamo Josiel, na próxima semana farei a prova escrita de mestrado da UEPA e minha dúvida é acerca das citações dos teóricos indicados na bibliografia, devo colocar o nome do autor e o ano da publicação entre parêntese (existe regra geral para estes casos?) ou você acha que só o nome do autor e sua
    idéia em discurso indireto já bastam? Beijo e parabéns pela iniciativa de ajudar os aflitos!!Rsrsrsrrs...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Josiel, em primeiro lugar parabéns pela iniciativa em tentar fazer o mestrado, isso já é um grande começo. Muitas pessoas nem chegam a tentar, pois pelo fato de ser difícil entrar (e é mesmo) nem ao menos tentam. Bom, cada IES tem suas próprias regras, desta forma, peço que releia o edital e veja se lá fala alguma coisa sobre isso. Caso contrário, siga a regra geral, cite os autores e suas ideias. As datas não são importantes nesta situação, mas sim as ideias de cada autor. O objetivo da prova dissertativa é verificar o nível de conhecimento do candidato e sua capacidade de síntese. Então, é preciso fundamentar as suas colocações no texto com os teóricos sugeridos na bibliografia. Mas, uma dica, não se limite somente aos indicados, você pode citar outros também, desde que tenham a ver o que você está apresentando. Espero ter ajudado. No mais, boa sorte, tenho certeza que dará tudo certo. Beijos! Lene Reis

      Excluir
  16. olá Lene, meu nome é Elen e moro em Boa Vista -RR. Estou querendo fazer o mestrado em Rondônia, o disposto no edital até 11 de agosto desse ano. Esse edital não fala de prova escrita, apenas do memorial, currículo lattes, e o artigo cientifico. e a prova de proficiência é para até 6 meses depois de iniciado o curso. espero ter lido atenciosamente..rs...estava sem saber como fazer, então agradeço pelas suas dicas. Para o artigo eles pedem que utilizem uns determinados autores, será que precisa ser todos que estão lá? porque já tenho diversos outros e o tempo está contra.
    desde já agradeço. abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Elen, tudo bem? Que bom que gostou das dicas. Cada Departamento cria seu próprio Edital. O que eu fiz foi o da área de Educação, que exigia Prova Escrita, Projeto de Pesquisa, Proficiência e Entrevista. O que você vai fazer é totalmente diferente. Quanto à sua dúvida sobre o artigo, veja se no Edital diz que tem que usar todos os autores indicados. Porém, geralmente não é obrigatório usar todos e também é permitido usar outros além dos indicados. Peço que você analise com calma o que diz o edital. No mais, boa sorte e aguardo sua vinda à Porto Velho. Bjs!

      Excluir
  17. bgd. espero conseguir...se for td bem te vejo por aí..rs

    ResponderExcluir
  18. Oi Lene, aqui é o JULIO SERGIO CAMARGO estou iniciando agora o curso de Pedagogia, e gosto muito, estou interessado em dar continuidade ao Mestrado. Apesar que meu medo maior é o Projeto de Pesquisa, mas espero que no decorrer do curso agora ao qual frequento me dê um noção do que seria. Obrigado pela postagem...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Júlio, não precisa ficar preocupado com o projeto, não é tão complicado quanto parece. Aproveite os ensinamentos no curso de Pedagogia e siga em frente. Obrigada pelo comentário. Abraços

      Excluir
  19. Olá.. meu nome é Regiane Caris
    gostei das suas dicas e isso ate tranquiliza quem esta querendo encarar essa luta hahaha..Parabéns!!
    Gostaria se possível que vc postasse ou me enviasse o modelo de projeto de depois a dissertação finalizada iria me ajudar bastante... regianecaris@hotmail.com
    grata.. bjs

    ResponderExcluir
  20. olá é necessário estar quantos dias por semana na faculdade para fazer o mestrado? pois eu não moro em PVH.

    ResponderExcluir

Comenta vai? Contribua com este Blog. Desde já obrigada!!!