Páginas

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

10 anos da Lei da Libras!

A Comunidade Surda está em festa, em Abril comemora-se os 10 anos da criação da Lei da LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais. A lei é fruto de muita luta e persistência das pessoas com surdez, de suas famílias e de muitos ouvintes também. 

Respeitar a forma como os Surdos se comunicam é um passo gigantesco para o exercício da cidadania. Hoje as pessoas estão mais interessadas em aprender a Libras. Já não veem a Libras como algo de outro mundo. Já me perguntaram se é difícil aprender esta Língua. Eu respondi tendo como base o meu aprendizado em Libras: sim, eu achei difícil sim. Assim como achei difícil aprender Inglês e Espanhol, o que aliás, não aprendi direito até hoje, pois o que sei é o básico para escrever ou traduzir um texto. Mas a Libras posso dizer que aprendi sim, pois consigo entender o que meus alunos e amigos Surdos falam, mesmo que eles tenham que repetir um montão de vezes. E eles entendem o que eu falo, mesmo que eles tenham que me corrigir, pacientemente, muitas vezes também.

 A Libras é uma Língua viva, assim como o Inglês, o Espanhol, o Francês, o Alemão, não posso estudar e guardar na memória. É preciso praticá-la, sempre, o tempo todo, porque senão a gente perde a habilidade. E tem o fato da gente sinalizar em Libras mas pensando como ouvinte. Isso é muito complicado. Ao sinalizarmos estamos fazendo uma tradução do nosso pensamento, que é na nossa Língua nativa, a Língua Portuguesa, para uma segunda Língua, no caso, a Libras. Isso é muito difícil. Alguém já viu um Americano falando a Língua Portuguesa fluentemente, sem sotaque, sem resquício do Inglês, do tipo: "Eu jantar ontem"? E um Francês falando a nossa Língua, será sem sotaque? Dificilmente. É assim também com a Libras. Nós, ouvintes, sentimos esta "diferença" na Língua, pois é outro modelo, outras regras, outra gramática. Ao pensarmos em Língua Portuguesa temos que traduzir para a Libras para depois sinalizar. E só a prática leva a uma melhor fluência da Língua, não só da Libras, mas de qualquer Língua.

Apesar da Libras ser a 2ª Língua Oficial do Brasil, poucas pessoas a conhecem. Tem-se a ideia de que a pessoa com Surdez só vai usar a Libras na Escola, portanto, só os professores devem aprendê-la. Isso é um engano. O Surdo vai usar a Libras na sua vida, ou seja, no mercado, no restaurante, na rua, no cinema, no médico, na igreja, enfim, em todos os lugares. Todas as pessoas deveriam aprender Libras, isso deveria sim, estar no currículo das Escolas. O comum é só pensar  nisso quando um aluno surdo chega à escola. Mas a Libras deveria ser oferecida independente de ter um surdo estudando na escola, pois o dia de amanhã nunca se sabe. 

Meus parabéns à Comunidade Surda de todo o Brasil e, especialmente do meu Estado de Rondônia, aos Intérpretes que estão nesta luta junto com os Surdos, aos Professores que entenderam que a inclusão só acontecerá com o apoio de todos e a todos os amigos ouvintes que se sensibilizaram com nossa causa. 

Aos Governantes peço mais atenção para o cumprimento da Lei, pois fazer Lei só não garante muita coisa. Façam a sua parte, nós estamos fazendo a nossa, lutando, cobrando, criticando, sugerindo, divulgando, refletindo e, agora comemorando os 10 anos da Lei da Libras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comenta vai? Contribua com este Blog. Desde já obrigada!!!