Páginas

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Páscoa: momento de reflexão!

Páscoa, ovinhos de chocolate, bacalhau no almoço de família. Muito legal isso, as crianças adoram. Mas não podemos esquecer o real significado da Páscoa: Ressurreição, Renovação, Reflexão. Quando criança eu não entendia o que era isso, para mim Páscoa era dia de ganhar chocolate. Só vim entender o seu significado já adulta. Eu, assim como muitas crianças, também pensava que coelho botava ovo. E o que é pior, ovo de chocolate. Quando me tornei Educadora, procurei desenvolver projetos voltados para a desmitificação da Páscoa. E fiquei impressionada com a capacidade que as crianças tem em assimilar tudo que lhe é ensinado. Percebi que muitos educadores subestimam a inteligência das crianças. Criança entende sim, tudo que você fala, depende da maneira e da forma que lhes ensinamos. Ao falar da Páscoa, não podemos esquecer de explicar o que significa renovação, vida nova, ressurreição, na linguagem adequada para cada faixa etária. Ao falar da Páscoa é necessário explicar por que o Coelho é um dos símbolos dela, sua relação com os ovos de chocolate. Enfim, este é um excelente momento para trabalharmos na escola questões tão pertinentes, como o amor ao próximo em tempos de bullying. Páscoa abençoada a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comenta vai? Contribua com este Blog. Desde já obrigada!!!