Páginas

terça-feira, 9 de outubro de 2012

II Encontro de Tradução em Pernambuco: momentos de muita aprendizagem!

Nos dias 03, 04, e 05/10/2012 aconteceu em Recife/PE o II Encontro de Tradução, organizado pelo coordenador do Grupo TIBRA, Rodrigo Farias de Araújo. O encontro reuniu pessoas de todas as áreas voltadas para a interpretação e tradução: línguas diversas (Inglês, Espanhol, Alemão etc), Língua Brasileira de Sinais, Audiodescrição, Taquigrafia, Conscienciologia, entre outros.

O evento inovou pela proposta interdisciplinar, trazendo profissionais das áreas de comunicação e acessibilidade. Foram dias intensos de muito trabalho e conhecimento. Eu fui convidada para realizar uma palestra no último dia com o título "Língua Brasileira de Sinais e a formação do professor bilíngue". Porém, optei por desenvolver uma outra proposta devido à necessidade do público presente. Eu iria falar sobre a minha pesquisa no mestrado que é voltada para a formação do professor de surdo. Mas, ao ouvir as perguntas dos participantes e perceber a "sede" de conhecimento sobre a temática, senti-me na obrigação de falar sobre a Libras, o Projeto Libras é 10! e as associações ASPVH e APPIS/RO. Preferi "dançar conforme a música", como diz o ditado. E penso que deu certo, porque a receptividade foi bem grande com a nova proposta. Não sou dada a fórmulas prontas. O planejamento é imprescindível e importante em qualquer situação, entretanto, um bom planejamento não pode ser fechado, ou seja, deve ser adequando conforme o momento e passível de mudanças. Eu levei tudo pronto, mas toda vez que assistia uma palestra percebi que o interesse das pessoas era outro, bem diferente do que eu tinha para oferecer. Ao invés de mostrar o resultado da minha pesquisa resolvi falar sobre minha experiência com a Libras, o que temos e fazemos de bom em Rondônia, os caminhos e os descaminhos que passamos por aqui. Penso que a humildade tem que caminhar lado a lado com o pesquisador, senão ele vira escravo da sua própria ação. No final, eu aprendi bastante e pude ver que os demais aproveitaram muito mais a minha palestra.

Me emocionei com tudo o que vi: pessoas maravilhosas falando sobre técnicas de tradução, taquigrafia, audiodescrição, Prodef, história da Libras em Pernambuco, tanta coisa boa. O evento foi organizado por uma única pessoa, sem patrocínio de ninguém, apenas a vontade de ver acontecer. Vi ali pessoas em busca de conhecimento, pessoas que anseiam aprender. Na simplicidade do evento vi nascer uma ideia maravilhosa, vamos fazer o I Encontro de Tradução em Rondônia. Tudo isso não pode ficar só em Recife, tem que ganhar o Brasil. 

Parabéns a todos os participantes, os palestrante e ao Rodrigo Farias. Vocês foram fantásticos.
































2 comentários:

  1. Que lindo, amiga lene , vulgo dulcilene reis. Hehe . Muito feliz com tudo. Contei muito com a ajuda do maravilhoso intérprete de libras Anderson Tavares. Sem ele, não teríamos 9 intérpretes de libras nos 3 dias de evento.
    Vamos fazer este mesmo evento aí em sua cidade. Será um prazer. Estou louco para conhecer indira ,Ariana entre outros.

    Muito obrigado pelos dias maravilhosos aqui. Não pude te levar ao mar, pois estava com muitos afazeres. Mas quero ver o rio aí....

    Beijo e abraço.

    Obrigado por tudo!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, vou te levar para ver o belo Rio Madeira e nossas cachoeiras. Eu é que agradeço pela acolhida e pelo encontro. Bjs!

      Excluir

Comenta vai? Contribua com este Blog. Desde já obrigada!!!