Páginas

segunda-feira, 11 de junho de 2012

III Seminário Nacional de Educação Inclusiva - Roraima




O Seminário Nacional é uma atividade do Núcleo de Acessibilidade no Ensino Superior da UFRR, ligado à Pró-reitoria de Ensino e Graduação - PROEG, com o apoio institucional: REITORIA; PROEG; PROEX-DEC; PRADS; Editora da UFRR, AJURI, CECOMP, objetivando fortalecer as discussões sobre a educação inclusiva na perceptiva de compreensão das diferenças produzidas socialmente no contexto roraimense, considerando as nossas especificidades políticas, econômicas e culturais, na produção das tensões e conflitos no processo educativo.
Nesta terceira edição do Seminário Nacional de Educação Inclusiva o foco será na reflexão e na problematização de questões sobre o processo inclusivo no Ensino Básico ao superior, objetivando construir um referencial coletivo que possa ressignificar nossas práticas e conceitos ao lidarem com as diferenças existentes na escola. O tema gerador deste evento é: INCLUSÃO E DIFERENÇAS: RESSIGNIFICANDO CONCEITOS E PRÁTICAS. Contamos com o apoio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR), na divulgação em seus Campi e do Sindicato dos Trabalhadores Municipais (Sintram) em todas as escolas Municipais de Boa Vista-RR.
O III Seminário Nacional de Educação Inclusiva é um espaço de divulgação; produção científica e sistematização de ações e estratégias pedagógicas, políticas e sociais para impulsionar a educação Inclusiva no Estado, na região norte e no país. O evento pretende discutir, refletir e reunir diferentes profissionais que pesquisam, estudam, trabalham e são envolvidos, direta ou indiretamente, com a dimensão da educação inclusiva, pensada no contexto amazônico, na tentativa de construir um processo dinâmico que nos permita intervir na realidade para transformá-la. Organizamos o III Seminário com as seguintes atividades: mesas-redondas e Grupos de Trabalho e discussão – GTD's, comunicações orais e pôsteres para possibilitar o aprofundamento de questões das diferenças no contexto amazônico.


OBJETIVOS:

- Socializar pesquisas do Contexto Amazônico sobre as diferentes problematizações da Educação Inclusiva;
- Refletir sobre as práticas de educação inclusiva no Brasil, na região Norte e em Roraima, a partir de diferentes temas e discussões;
- Analisar as propostas de políticas públicas referente à Educação Inclusiva para os grupos das diferenças;
- Possibilitar a socialização de pesquisas e experiências educacionais sobre a educação inclusiva e seus diferentes focos de articulação teórica e metodológica;
- Favorecer momentos de reflexão em relação à formação de professores, à prática educacional inclusiva em âmbito da Educação Infantil ao Ensino Superior nos contextos sociais, culturais e políticos de interação dos sujeitos.

CARGA HORÁRIA: 40 horas

LOCAL: UFRR
Manhã: Ciclo Básico
Tarde: Centro de Ciências Humanas e Sociais e Ciclo Básico
Noite: Auditório Alexandre Borges e Parlatório
PERÍODO: 08 a 10 de agosto de 2012

INSCRIÇÕES:
Com apresentação de trabalho: de 11 de junho a 20 de julho de 2012.
Sem apresentação de trabalho: de 11 de junho a 08 de agosto de 2012.


INVESTIMENTO:
R$ 40,00 - Pesquisadores e professores da Educação Básica e do Ensino Superior
R$ 20,00 - Acadêmicos de graduação e Pós-graduação;

Texto extraído na íntegra do site do evento

Maiores informações acesse o link: http://ufrr.br/seminarioinclusao/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comenta vai? Contribua com este Blog. Desde já obrigada!!!