Páginas

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Seminário de Educação Especial em Ji Paraná - Minhas Impressões!

Fui para o município de Ji Paraná cheia de expectativas. Um Seminário com esta temática não é comum por aqui, infelizmente. Na conferência de abertura encontrei muitos amigos de Porto Velho, a Ariana Boaventura e equipe da Seduc/RO, as professoras do CENE e alunos da Pós-Graduação do IESB, que foram em busca de mais conhecimento, assim como eu. Na conferência, o Prof Drº João Guilherme (Unir/RO) tratou de mostrar a importância de se perceber o outro, com suas qualidades e limitações. Realizou algumas dinâmicas afim de sensibilizar as pessoas que ainda resistem às mudanças, principalmente no que diz respeito a inclusão. Entretanto, senti falta dos protagonistas do seminário, importantíssimos neste momento, que são as pessoas com deficiência. Ainda bem que tinha uma garotinha, muito linda e meiga, que não sei o nome. Ela tem Síndrome de Down. 

No segundo dia pela manhã aconteceu uma Mesa Redonda, com os professores da Universidade Federal do Amazonas/UFAM - Humaitá. Foi realmente prazeroso estar ali, naquele momento, ouvindo aquelas pessoas. Principalmente quando o Profº Valdir Flores Pinto, na sua simplicidade, falou que "a Universidade não foi preparada para atender alunos pobres, nem negros, nem deficientes". Infelizmente tenho que concordar com ele. E pior, tenho que admitir que a Escola também não foi preparada para atender estas pessoas e incluo aí os alunos que tem dificuldades para aprender. Hoje tive o desprazer de ouvir um professor dizer que não foi "preparado" para atender alunos deficientes, não recebe para isso e disse que "ensinar" para eles (alunos com Síndrome de Down) é uma perda de tempo, pois "eles" não aprendem nada mesmo. Realmente, QUEM será que a Universidade está FORMANDO?

Bom, indignação à parte, participar de um seminário como este me possibilitou crescimento e, conhecendo mais as coisas, a revolta também é maior. A tarde aconteceu a Mesa Redonda com a presença da Professora Surda Ana Carolina Lovo, momento ímpar do seminário. Carol, como a chamamos aqui, fez um relato de sua vida, das dificuldades que passou até chegar na Faculdade. Carol é Pedagoga, professora da Escola Especial Abnael Machado - CENE, onde faz um belo trabalho com crianças surdas. Fiquei muito feliz em ver a presença de alunos surdos no evento e ver a interpretação impecável da Professora Olga Maria. Os alunos da APAE também participaram, fazendo perguntas aos membros das Mesas Redondas. 

A noite realizei um Minicurso, juntamente com Ariana Boaventura, com o tema "Libras é 10", apresentei o projeto que está sendo realizado em Porto Velho, que tem como temática a Lei 10.436, a Lei da Libras. 

Bom, o resultado do seminário, para mim, foi bastante positivo, muita coisa foi discutida, percebeu-se que quando se fala de inclusão é necessário que os principais envolvidos participem de todo o planejamento e execução das ações. Senti falta de Intérpretes de Língua de Sinais durante todo o evento, pois até já existe uma legislação que determina isso. Senti falta de depoimentos das famílias, bem como dos professores da base, aqueles que estão dia-a-dia com os alunos. Mas, isso servirá como reflexão para o próximo seminário. Toda a organização está de parabéns, acho que Rondônia só tem a ganhar com eventos assim. E que venham mais.

Algumas fotos do Seminário.

Quanta gente interessada no tema, que bom!


Professoras queridas do CENE



Minha amiga Neidimar, uma das colaboradoras do evento.

Prof Valdir Flores - UFAM/Humaitá

Ariana Boaventura - Gerência de Educação Especial - Seduc/RO

Juntos UNIR/Rondônia - UFAM/Amazonas- UFAC/Acre

Ana Carolina Lovo, Surda, Pedagoga e Professora de Surdos

Olga Maria (Intérprete) e seus alunos Surdos

Pessoas queridas e muito especiais

Momento da apresentação da Ana Carolina

Momento em que falei da minha pesquisa no Mestrado sobre
Formação Docente e Educação de Surdos em Porto Velho/RO

Profª Carmen Velanga, Coordenadora do evento (Unir/Porto Velho)
Profª Anamaria, Coordenadora do evento (Unir/Ji Paraná)

Surdos e Ouvintes de Porto Velho e Ji Paraná

Minicurso Libras é 10!

Ariana Boaventura, neste momento representando a APPIS/RO - Associação
dos Professores, Parentes, Amigos e Intérpretes dos Surdos
de Rondônia

Minicurso Libras é 10!

Minicurso Libras é 10!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comenta vai? Contribua com este Blog. Desde já obrigada!!!