Páginas

terça-feira, 24 de maio de 2011

Mestrado em Educação/UNIR: momentos mais que especiais!

Fazer o Mestrado em Educação, na Universidade Federal de Rondônia, não está sendo uma tarefa fácil. A cada aula percebo o quanto preciso estudar, o quanto minhas leituras ainda não me embasam o suficiente a ponto de discutir questões como Educação e Trabalho, questões estas de suma importância para quem se dispôs a ser Mestre em Educação. Na primeira aula, e diga-se de passagem, maravilhosa, do Profº Antônio Carlos Maciel, vimos coisas que estudamos na graduação, como as relações de poder que envolve a formação da sociedade atual. Mas minha cabeça na época da Graduação não tinha a maturidade suficiente para compreender tudo isso. Hoje, ao estudar as linhas medotológicas do Idealismo e do Materialismo, começo a traçar um caminho para a pesquisa que me propus a fazer: Formação Docente e Educação de Surdos.  Já percebi que tudo que eu vivi até hoje, as experiências na educação e a concepção de mundo que eu tenho me levarão à escolha do melhor método para minha pesquisa. As aulas do Profº Maciel e também as aulas do Prof`º Marco Antônio Oliveira nos remetem ao Materialismo Histórico, de Karl Marx. Ambos são desta linha filosófica. As aulas são maravilhosas, acrescentam muito para mim. Mas a angústia e a aflição que sinto quando leio os textos e as palavras não me fazem sentido, me fizeram ir em busca de novas leituras e novas estratégias de aprendizagem. Como já sei que minha "maneira" de aprender é vendo, lendo e ouvindo, baixei alguns vídeos sobre o assunto e as coisas estão começando a clarear para mim. Encarei esta minha dificuldade não como um empecilho para meu aprendizado, mas como mais um desafio que tenho que vencer. No final das contas quem mais vai ganhar com isso sou eu pois, sem isso, nem teria muito o que escrever aqui, não é mesmo? Por isso, caros colegas, no momento que se sentirem "pouco inteligentes", não se atemorizem, encarem isso como um pequeno obstáculo no meio do caminho. Você só tem que escolher entre dar um pulinho ou sair correndo. Bom feriado.

Algumas lembranças...

Profª Tânia Brasileiro, Coordenadora do Mestrado/Unir e Dulcilene (Mestranda)


Profª Carmen Velanga e suas Orientandas do Mestrado (Eu e Geisa à direita)

Lara (Mestranda), Profª Tânia e Profª Cidinha Zuin

Lara (Mestranda), Profª Tânia e Elizane (Mestranda)

Profª Carmen, Profª Bethânia Ramalho (UFRN) e a Pró-Reitora Unir



Mestrandas Llitsia e Dulcilene

Profº Antônio Carlos Maciel

Elizane (Mestranda) com o Livro "Educação, Cultura e Linguagem", com organização das Profªs Nair Gurgel, Maria do Socorro Pessoa e Tânia Brasileiro

Benilce (Mestranda), além da simpatia, é responsável pelo delicioso cafezinho de todas as aulas.

3 comentários:

  1. Oi Lene!!! Passei para conhecer o seu blog. Realmente, a experiência de estar e fazer nosso mestrado é um tanto exigente. No entanto, as amizades que surgem e a possibilidade de conhecer as outras pessoas que compartilham conosco essa experiência tornam nosso trabalho prazeroso.
    T+

    ResponderExcluir
  2. Olá Marcos, obrigada pela visita e pelo comentário. De fato, compartilhar das experiências dos colegas só contribui para nossa formação. Somos postos à prova o tempo todo e poder dividir esta responsabilidade com amigos como você só faz a gente crescer. Grande abraço querido.

    ResponderExcluir

Comenta vai? Contribua com este Blog. Desde já obrigada!!!