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quarta-feira, 5 de setembro de 2012

A inclusão dos alunos surdos em Porto Velho - ARTIGO


A INCLUSÃO DOS ALUNOS SURDOS EM PORTO VELHO: QUANDO INCLUIR AINDA É UTOPIA.


Dulcilene Saraiva Reis
E-mail: lene_reispvh@hotmail.com
Universidade Federal de Rondônia
Linha Temática: Inclusão


RESUMO


O presente artigo se propõe a apresentar alguns fatores que dificultam a inclusão dos alunos com Surdez no Município de Porto Velho. A abordagem metodológica utilizada é qualitativa, do tipo etnográfica. A pesquisa foi realizada em duas escolas públicas de Ensino Regular no Município de Porto Velho, no período de outubro a dezembro de 2011.  Este estudo fundamenta-se principalmente em SKLIAR (2010), FELTRIN (2007), DORZIAT (2009) e SÁ (2006). A inclusão dos alunos Surdos tem levantado alguns questionamentos, tais quais: Como está sendo executada a política de inclusão de surdos nas escolas no município de Porto Velho? Até que ponto está sendo levada em consideração a especificidade da educação de surdos? Como os professores estão sendo preparados para isso? Muitas são as queixas. De um lado, os alunos surdos, que se sentem obrigados a estudar junto com alunos ouvintes, com professores que não sabem se comunicar com eles e com um ensino descontextualizado da sua cultura. Do outro lado, os professores, que se sentem despreparados diante da imposição da lei e que não tiveram uma formação inicial adequada para atender surdos. Diante deste contexto, torna-se necessário investigar quais os fatores determinantes dessa problemática para buscar soluções exequíveis.


Palavras-Chave: Educação de Surdos – Formação Docente – Inclusão – Libras

Artigo apresentado no “I Seminário de Educação Especial: as mudanças no século XXI, Inclusão, Educação e Multiculturalismo”, realizado no município de Ji Paraná/RO, nos dias 16,17 e 18 de maio de 2012, pela Universidade Federal de Rondônia/Unir

Para ver o ARTIGO COMPLETO acesse: 

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