A INCLUSÃO DOS ALUNOS SURDOS EM PORTO VELHO: QUANDO INCLUIR AINDA É
UTOPIA.
Dulcilene Saraiva Reis
E-mail: lene_reispvh@hotmail.com
Universidade Federal de Rondônia
Linha Temática: Inclusão
RESUMO
O presente artigo se propõe a apresentar
alguns fatores que dificultam a inclusão dos alunos com Surdez no Município de
Porto Velho. A abordagem metodológica utilizada é qualitativa, do tipo
etnográfica. A pesquisa foi realizada em duas escolas públicas de Ensino
Regular no Município de Porto Velho, no período de outubro a dezembro de
2011. Este estudo fundamenta-se
principalmente em SKLIAR (2010), FELTRIN (2007), DORZIAT (2009) e SÁ (2006). A inclusão dos alunos Surdos tem levantado alguns
questionamentos, tais quais: Como está
sendo executada a política de inclusão de surdos nas escolas no município de
Porto Velho? Até que ponto está sendo levada em consideração a especificidade da
educação de surdos? Como os professores estão sendo preparados para isso?
Muitas são as queixas. De um lado, os alunos surdos, que se sentem obrigados a
estudar junto com alunos ouvintes, com professores que não sabem se comunicar
com eles e com um ensino descontextualizado da sua cultura. Do outro lado, os
professores, que se sentem despreparados diante da imposição da lei e que não
tiveram uma formação inicial adequada para atender surdos. Diante deste
contexto, torna-se necessário investigar quais os fatores determinantes dessa problemática para buscar
soluções exequíveis.
Palavras-Chave:
Educação de Surdos – Formação Docente – Inclusão – Libras
Artigo
apresentado no “I Seminário de Educação
Especial: as mudanças no século XXI, Inclusão, Educação e Multiculturalismo”,
realizado no município de Ji Paraná/RO, nos dias 16,17 e 18 de maio de 2012,
pela Universidade Federal de Rondônia/Unir
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