O movimento pela inclusão das minorias é uma realidade mundial e a inclusão educacional é, sem dúvida, um passo importante para inclusão social dos surdos. Contudo, no Brasil, alunos surdos têm sido integrados em salas de aula regulares, desconsiderando-se suas peculiaridades. Diante deste fato, a comunidade surda defende o trabalho bilíngüe (Libras e Língua Portuguesa) com surdos, como forma de garantir que as necessidades desse grupo sejam atendidas desde o início do processo de escolarização.
A fim de ampliar as possibilidades educacionais e melhorar a qualidade de ensino oferecida a minoria surda, a Fundação de Rotarianos de São Paulo, por meio da Escola para Crianças Surdas Rio Branco, organizou o Congresso Internacional sobre Educação para Surdos – Bilingüismo: Práticas e Perspectivas, que visa propor e discutir temas relacionados a educação de surdos que deverão impactar a prática educacional.
O evento é dirigido à educadores, pesquisadores da área de surdez, tradutores e intérpretes de Libras e Língua Portuguesa, familiares de surdos, comunidade surda, bem como fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, demais profissionais e estudantes de graduação que tenham interesse em aprofundar seus conhecimentos sobre o Surdo.
Expectativa de Público: 500 pessoas para o Congresso
140 pessoas para o Pré-Congresso
Datas: Pré-congresso – 21 e 22 de agosto de 2008
Congresso – 23 de agosto de 2008
Local: Escola para Crianças Surdas Rio Branco
Rodovia Raposo Tavares, 7.200 (km24)
Granja Vianna - Cotia – SP
Maiores Informações: http://www.ecs.org.br/site/bilinguismo/
Texto Extraído na íntegra pelo site do Congresso.
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