Páginas

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Revista Brasileira de Educação Especial


 A Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE publica em sua página http://www.abpee.net/ a Revista Brasileira de Educação Especial, com artigos muito bons na área da educação especial. Para ter acesso aos artigos completos é só acessar o site e baixar. 

Curso Básico de Libras 100h - Escola do Legislativo/Porto Velho



Quem quiser iniciar seus conhecimentos em Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS tem aí uma ótima oportunidade. Curso Básico de Libras, com carga-horária de 100 horas, com a Instrutora Surda Arine Holanda. O curso é totalmente gratuito, precisando só levar 1 lata de leite em pó para fazer a matrícula. São apenas 30 vagas, por isso, corra. O curso acontecerá na Escola do Legislativo, Rua Afonso Pena, 386 - Centro, em Porto Velho-RO.

Livro EXAME PROLIBRAS


Quem quiser conhecer mais sobre o PROLIBRAS é só baixar o livro "Exame Prolibras", lá você terá todas as informações, vale à pena conferir.




Baixe o livro aqui: http://www.prolibras.ufsc.br/livro_prolibras.pdf

PROLIBRAS 2012


Sinal de PROLIBRAS 
O PROLIBRAS é um Exame de Proficiência em Libras, que certifica a pessoa para ser Instrutor/Professor de Libras ou Intérprete e Tradutor de Libras, sendo criado pelo Ministério da Educação (MEC) do Brasil para cumprir a Lei 10.436/2002 e o Decreto 5626/2005. O exame é realizado anualmente desde 2006 e está na 6ª edição. Esse exame é diferente dos outros exames de proficiência porque o participante aprovado receberá um certificado como profissional. É como um certificado de Notório Saber por essa pessoa que já ser um profissional que atua na área, mas que não tem a formação acadêmica. A diferença entre professor e instrutor de Libras estará na titulação: se for graduado será professor de Libras e se tiver o Ensino Médio, será instrutor de Libras, conforme informação no site da FENEIS.

As inscrições já estão abertas para o PROLIBRAS 2012 e vão até o dia 05/12/2012. As provas serão realizadas no dia 03/03/2013, sendo constituída de 2 fases:

1ª Fase: Prova Objetiva, de caráter eliminatória, comum a todos os participantes.
2ª Fase: Prova Prática, específica para cada modalidade.

Poderão inscrever-se no PROLIBRAS pessoas Surdas ou Ouvintes que concluíram ou venham a concluir o Ensino Médio até 03/03/2013.

Todas as informações referente ao Exame estão no Edital, é só clicarhttp://www.prolibras.ufsc.br/edital/PROLIBRAS_Edital_DOU_20121030.pdf


Todas as informações sobre o PROLIBRAS: http://www.prolibras.ufsc.br/index.html

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Livros maravilhosos que eu li!

Gente, como é bom ler. Já perdi a conta dos livros que li estudando sobre surdez, surdos, cultura surda, multiculturalismo, formação docente e muitos outros temas. Desde que iniciei o mestrado essas leituras tem sido obrigatórias, mas nem por isso menos prazerosas. Compartilho com vocês algumas destas pérolas. Porém, informo que só divulgarei o nome do livro, o autor e a editora. Para comprá-los é necessário contactar com as editoras, pois meu objetivo é apenas compartilhar o excelente material existente no Brasil. Para quem se interessar, boa leitura, vale muito à pena.



Livro: Surdez e Bilinguismo
Autor: Eulália Fernandes (Organizadora)
Editora: Mediação
Ano: 2005






Livro: Estudos Surdos: diferentes olhares
Autor: Ana Dorziat (Organizadora)
Editora: Mediação
Ano: 2011







Livro: Intérprete de Libras: em atuação na educação infantil e no ensino fundamental
Autor: Cristina Broglia F. de Lacerda
Editora: Mediação
Ano: 1996





Livro: Libras? Que língua é essa? Crenças e preconceitos em torno da Língua de Sinais e da realidade surda
Autor: Audrei Gesser
Editora: Parábola
Ano: 2009






Livro: Surdez e linguagem: aspectos e implicações neurolinguísticas
Autora: Ana Paula Santana
Editora: Plexus
Ano: 2007






Livro: Uma escola, duas línguas: letramento em língua portuguesa e língua de sinais nas etapas iniciais de escolarização
Autoras: Ana Claudia B. Lodi e Cristina B. F. de Lacerda (Orgs.)
Editora: Mediação
Ano: 2009





Livro: Formação docente na educação inclusiva: diálogo como fio tecedor
Autora: Maria de Fátima Medeiros de Oliveira
Editora: Mediação
Ano: 2009







Livro: Educação inclusiva: com os pingos nos "is"
Autora: Rosita Edler Carvalho
Editora: Mediação
Ano: 2010







Livro: Surdez e Educação
Autor: Maura Corcini Lopes
Editora: Autêntica
Ano: 2011







Livro: Inclusão Escolar

Autoras: Rejane Ramos Klein e Morgana Domênica Hattge (Orgs.)
Editora: Paulinas
Ano: 2010






Livro: Cultura, poder e educação de surdos
Autora: Nídia Regina Limeira de Sá
Editora: Paulinas
Ano: 2006








Livro: Atualidade da educação bilíngue para surdos: processos e projetos pedagógicos - Vol. 1
Autor: Carlos Skliar (Org.)
Editora: Mediação
Ano: 1999







Livro: Atualidade da educação bilíngue para surdos: interfaces entre pedagogia e linguística - Vol. 2
Autor: Carlos Skliar (Org.)
Editora: Mediação
Ano: 1999






Livro: A Surdez: um olhar sobre as diferenças
Autor: Carlos Skliar (Org.)
Editora: Mediação
Ano: 2010







Livro: Língua de Sinais Brasileira: estudos linguísticos
Autoras: Ronice M. de Quadros e Lodenir B. Karnopp
Editora: Artmed
Ano: 2003







Livro: Educação, cultura e linguagem
Autoras: Nair F. Gurgel do Amaral, Maria do Socorro Pessoa e Tânia S. Azevedo Brasileiro
Editora: CRV
Ano: 2010






Livro: Multiculturalismo na Amazônia
Autora: Nair Ferreira Gurgel do Amaral
Editora: CRV
Ano: 2009






Livro: A identidade cultural na pós-modernidade
Autor: Stuart Hall
Editora: DP&A
2003


SEMANA EDUCA 2012 - Universidade Federal de Rondônia - UNIR

A SEMANA EDUCA é o evento promovido pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação - Mestrado Acadêmico em Educação (PPGE) e pelo Departamento de Ciências da Educação (DED) da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) para coadunar eventos que se dialogam interdisciplinarmente e apresentam-se com vários objetivos em intersecção de atividades e ações acadêmico-científicas.

Em 2012, no âmbito da SEMANA EDUCA, serão realizados o III Encontro de Pós-Graduação em Educação do PPGE/UNIR, a XI Semana da Pedagogia da UNIR/PVH, o II Seminário ANPAE/RO de Política e Administração da Educação e o II Seminário ABED/RO de Educação a Distância.

Os eventos estão integrados de modo interdisciplinar na Semana Educa, ação conjunta que acontecerá no período de 04 a 07 de dezembro de 2012, de 8h às 18h, (o local ainda está em definição).

Neste ano, movida pelo tema: “Para além da precarização do trabalho e da formação docente: caminhos possíveis”, a Semana Educa tem por objetivo proporcionar aos pesquisadores, docentes e discentes da área da Educação um espaço de diálogo, discussão e construção de conhecimento, contribuindo para a formação profissional básica e continuada dos professores e com o desenvolvimento da educação em todas os níveis e modalidades, bem como o desenvolvimento da pesquisa em educação e do ensino de graduação e de pós-graduação em educação no estado de Rondônia.

Os inscritos no evento terão a oportunidade de apresentar trabalhos científicos; participar de Conferências e Mesas-Redondas/Simpósios com especialistas nacionais e internacionais; participar de Minicursos/Oficinas e estabelecer relações profissionais e acadêmicas com vistas à melhoria da educação em nossa região.

Inscrições no site do evento: http://www.semanaeduca.unir.br/?pag=estatica&id=1681&titulo=Inscri%E7%E3o

Texto extraído na íntegra do site: http://www.semanaeduca.unir.br

terça-feira, 9 de outubro de 2012

II Encontro de Tradução em Pernambuco: momentos de muita aprendizagem!

Nos dias 03, 04, e 05/10/2012 aconteceu em Recife/PE o II Encontro de Tradução, organizado pelo coordenador do Grupo TIBRA, Rodrigo Farias de Araújo. O encontro reuniu pessoas de todas as áreas voltadas para a interpretação e tradução: línguas diversas (Inglês, Espanhol, Alemão etc), Língua Brasileira de Sinais, Audiodescrição, Taquigrafia, Conscienciologia, entre outros.

O evento inovou pela proposta interdisciplinar, trazendo profissionais das áreas de comunicação e acessibilidade. Foram dias intensos de muito trabalho e conhecimento. Eu fui convidada para realizar uma palestra no último dia com o título "Língua Brasileira de Sinais e a formação do professor bilíngue". Porém, optei por desenvolver uma outra proposta devido à necessidade do público presente. Eu iria falar sobre a minha pesquisa no mestrado que é voltada para a formação do professor de surdo. Mas, ao ouvir as perguntas dos participantes e perceber a "sede" de conhecimento sobre a temática, senti-me na obrigação de falar sobre a Libras, o Projeto Libras é 10! e as associações ASPVH e APPIS/RO. Preferi "dançar conforme a música", como diz o ditado. E penso que deu certo, porque a receptividade foi bem grande com a nova proposta. Não sou dada a fórmulas prontas. O planejamento é imprescindível e importante em qualquer situação, entretanto, um bom planejamento não pode ser fechado, ou seja, deve ser adequando conforme o momento e passível de mudanças. Eu levei tudo pronto, mas toda vez que assistia uma palestra percebi que o interesse das pessoas era outro, bem diferente do que eu tinha para oferecer. Ao invés de mostrar o resultado da minha pesquisa resolvi falar sobre minha experiência com a Libras, o que temos e fazemos de bom em Rondônia, os caminhos e os descaminhos que passamos por aqui. Penso que a humildade tem que caminhar lado a lado com o pesquisador, senão ele vira escravo da sua própria ação. No final, eu aprendi bastante e pude ver que os demais aproveitaram muito mais a minha palestra.

Me emocionei com tudo o que vi: pessoas maravilhosas falando sobre técnicas de tradução, taquigrafia, audiodescrição, Prodef, história da Libras em Pernambuco, tanta coisa boa. O evento foi organizado por uma única pessoa, sem patrocínio de ninguém, apenas a vontade de ver acontecer. Vi ali pessoas em busca de conhecimento, pessoas que anseiam aprender. Na simplicidade do evento vi nascer uma ideia maravilhosa, vamos fazer o I Encontro de Tradução em Rondônia. Tudo isso não pode ficar só em Recife, tem que ganhar o Brasil. 

Parabéns a todos os participantes, os palestrante e ao Rodrigo Farias. Vocês foram fantásticos.