Páginas

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

II Congresso Iberoamericano de Educação Bilíngue para Surdos



Será realizado no período de 24 a 28/04/2012 o II Congresso Iberoamericano de Educação Bilíngues para Surdos. O evento será acontecerá em Assunção, Paraguai.

Maiores informações: 


sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

10 anos da Lei da Libras!

A Comunidade Surda está em festa, em Abril comemora-se os 10 anos da criação da Lei da LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais. A lei é fruto de muita luta e persistência das pessoas com surdez, de suas famílias e de muitos ouvintes também. 

Respeitar a forma como os Surdos se comunicam é um passo gigantesco para o exercício da cidadania. Hoje as pessoas estão mais interessadas em aprender a Libras. Já não veem a Libras como algo de outro mundo. Já me perguntaram se é difícil aprender esta Língua. Eu respondi tendo como base o meu aprendizado em Libras: sim, eu achei difícil sim. Assim como achei difícil aprender Inglês e Espanhol, o que aliás, não aprendi direito até hoje, pois o que sei é o básico para escrever ou traduzir um texto. Mas a Libras posso dizer que aprendi sim, pois consigo entender o que meus alunos e amigos Surdos falam, mesmo que eles tenham que repetir um montão de vezes. E eles entendem o que eu falo, mesmo que eles tenham que me corrigir, pacientemente, muitas vezes também.

 A Libras é uma Língua viva, assim como o Inglês, o Espanhol, o Francês, o Alemão, não posso estudar e guardar na memória. É preciso praticá-la, sempre, o tempo todo, porque senão a gente perde a habilidade. E tem o fato da gente sinalizar em Libras mas pensando como ouvinte. Isso é muito complicado. Ao sinalizarmos estamos fazendo uma tradução do nosso pensamento, que é na nossa Língua nativa, a Língua Portuguesa, para uma segunda Língua, no caso, a Libras. Isso é muito difícil. Alguém já viu um Americano falando a Língua Portuguesa fluentemente, sem sotaque, sem resquício do Inglês, do tipo: "Eu jantar ontem"? E um Francês falando a nossa Língua, será sem sotaque? Dificilmente. É assim também com a Libras. Nós, ouvintes, sentimos esta "diferença" na Língua, pois é outro modelo, outras regras, outra gramática. Ao pensarmos em Língua Portuguesa temos que traduzir para a Libras para depois sinalizar. E só a prática leva a uma melhor fluência da Língua, não só da Libras, mas de qualquer Língua.

Apesar da Libras ser a 2ª Língua Oficial do Brasil, poucas pessoas a conhecem. Tem-se a ideia de que a pessoa com Surdez só vai usar a Libras na Escola, portanto, só os professores devem aprendê-la. Isso é um engano. O Surdo vai usar a Libras na sua vida, ou seja, no mercado, no restaurante, na rua, no cinema, no médico, na igreja, enfim, em todos os lugares. Todas as pessoas deveriam aprender Libras, isso deveria sim, estar no currículo das Escolas. O comum é só pensar  nisso quando um aluno surdo chega à escola. Mas a Libras deveria ser oferecida independente de ter um surdo estudando na escola, pois o dia de amanhã nunca se sabe. 

Meus parabéns à Comunidade Surda de todo o Brasil e, especialmente do meu Estado de Rondônia, aos Intérpretes que estão nesta luta junto com os Surdos, aos Professores que entenderam que a inclusão só acontecerá com o apoio de todos e a todos os amigos ouvintes que se sensibilizaram com nossa causa. 

Aos Governantes peço mais atenção para o cumprimento da Lei, pois fazer Lei só não garante muita coisa. Façam a sua parte, nós estamos fazendo a nossa, lutando, cobrando, criticando, sugerindo, divulgando, refletindo e, agora comemorando os 10 anos da Lei da Libras.

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

António Nóvoa realiza Conferência em Porto Velho

O renomado Professor Dr. António Sampaio Nóvoa, Reitor da Universidade de Lisboa, Doutor em Ciência da Educação, estará em Porto Velho - Rondônia, realizando a Conferência "Organizações Escolares e Formação de Professores". Esta Conferência está sendo organizada pela Secretaria de Estado da Educação - SEDUC/RO e é gratuita. A Conferência será realizada nos dias 08 e 09/02/2012, no Auditório da Ulbra, conforme horário abaixo descrito. Para se inscrever é necessário entrar em contato no E-mail: nepi@seduc.ro.gov.br e solicitar a Ficha de Inscrição. Mais informações pelo telefone (69) 3216-5385 .Oportunidade única! Não percam!

Data: 08/02/2012 (Quarta-feira)
Horário: 14h às 18h
Tema: Organizar as Escolas para o Sucesso da Aprendizagem

Data: 09/02/2012 (Quinta-feira)
Horário: 08h às 12h
Tema: Formação Continuada de Professores e Melhoria do Ensino
Local: Instituto Luterano de Ensino Superior – ULBRA - Porto Velho - RO
(Rua João Goulart, 666 – Bairro Mato Grosso)










segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Unir divulga suspensão da Seleção do Mestrado em Educação

A Unir divulgou hoje em seu site a SUSPENSÃO temporária da Seleção para o Mestrado em Educação que iria iniciar hoje. Maiores informações acessem http://www.unir.br/index.php?pag=noticias&id=5493.

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Seleção para o Mestrado da Unir 2012 - Não Percam!

As inscrições para a Seleção do Mestrado em Educação da Universidade Federal de Rondônia começam dia 06 e vai até o dia 10/02/2012.  A novidade é que este ano não será cobrada taxa de inscrição, sendo totalmente gratuita. Para a inscrição são necessários os seguintes documentos:

  1. Fotocópia autenticada da Carteira de Identidade e CPF;
  2. 01 Fotocópia autenticada do título de eleitor, acompanhado do comprovante de estar quite com a justiça eleitoral; (Você pode conseguir no site do TRE-RO: http://www.tre-ro.jus.br/. Se for de outro Estado, procure o TRE da sua Região)
  3. 01 cópia do Curriculum Lattes devidamente preenchido e acompanhado com a documentação comprobatória;(Se ainda não tem, entre no site do CNPQ: http://lattes.cnpq.br/)
  4.  01 Fotocópia autenticada do Diploma ou Certificado de Graduação;
  5.  01 Fotocópia autenticada do Histórico Escolar de Graduação;
  6. 02 Cópias do Projeto de Pesquisa, entregues em envelopes separados, devendo uma cópia estar destituída de qualquer identificação; (ou seja, numa cópia você coloca seu nome e na outra não, explico isso porque teve gente que não entendeu)
  7.  02 Fotos 3x4 (atual);
Na hora de entregar os documentos saiba que tudo que você colocou no Currículo Lattes tem que ter cópia: todos os cursos que você colocou no Lattes tem que ter cópia, se colocou endereço tem que ter comprovante e tudo o mais. Isso não foi explicado antes e deu o maior problema para algumas pessoas que deixaram para a última hora e não tiveram tempo de organizar tudo conforme a exigência da Coordenação. Então, todo cuidado é pouco.

As inscrições serão realizadas na Unir Campus, BR 364, Km 9,5m, sentido Acre, na Sala da Secretaria do Mestrado em Educação, que fica num prédio ao lado da Biblioteca Central. O horário será das 9h às 17h. 

Serão também aceitas inscrições via Correio, que devem ser por Encomenda Expressa (SEDEX) e vir acompanhadas de comprovante de comunicação por correio eletrônico com o Programa de Pós-Graduação Strictu Senso em Educação - Mestrado Acadêmico em Educação (ppge.me.unir@gmail.com), onde informa, no mesmo dia da data de postagem, confirmação do envio com o número identificador emitido pela Empresa responsável.
Vamos lá meu povo, vamos encarar este desafio!!!!
Boa Sorte!

Eu Voltei! Ufa, até que enfim!

Oi gente querida, tudo bem? Estou de volta, depois de uns dias descansando a cabeça e o corpo. Achei que fosse dar conta de continuar postando no Blog nas minhas férias, mas fui vencida pelo cansaço. Quando eu sentava para escrever aqui, as palavras fugiam, a cabeça doía e as ideias, essas, ai ai, sumiram. Percebi que era hora de relaxar mesmo, curtir o lugar lindo (diga-se de passagem, João Pessoa/PB) onde eu estava junto com minha família. Mas agora estou aqui, pronta para mais um ano de aprendizagem junto com vocês. Obrigada pelas visitas que, mesmo sem atualizações, continuaram. Um grande beijo!
                                                                                                                                                              Lene Reis