Páginas

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Produção de Texto Coletivo com as "carinhas legais"

Atividade realizada com os alunos de Pós-Graduação em Gestão Escolar/IESB, na Disciplina Oficina Pedagógica, ministrada pela Profª Dulcilene Saraiva Reis, em novembro/2011.

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Um Professor chamado Dr. Chrystiano

Hoje eu tive a prova de que a humildade  é um dos mais lindos dons que uma pessoa pode ter. Não é para qualquer um. Imagine uma pessoa chegar na tua sala de aula, assim, meio tímido, simpático, gentil. Bom, se está numa sala de aula num Mestrado em Educação, obviamente imaginei ser ele um professor. Qual não foi minha surpresa quando esta pessoa disse: "Sou médico, de pescoço e cabeça.". Eu não resisti e perguntei: "o que um médico-cirurgião, com no mínimo 10 anos de formação, está fazendo numa sala de aula?". Ele simplismente falou mais ou menos assim: "ser professor é um sonho de vida". Nossa, fiquei com isso na minha cabeça: como um médico poderá desenvolver algum trabalho voltado para a Formação Docente? Hoje eu tive esta resposta. O Dr. Chrystiano, que entrou como aluno especial na turma do Mestrado em Educação/Unir, conseguiu mostrar, através de uma interessante apresentação de trabalho, que é possível sim. Ele conseguiu relacionar a diversidade cultural com a formação de professores no curso de Medicina. Isso é fantástico!! Parabéns Doutor, mas acima de tudo, Professor Chrystiano Ferreira. É maravilhoso ver a empolgação de um médico em querer melhorar a sua prática pedagógica, pesquisar algo que trará muitas contribuições para a sociedade científica e, consequentemente, para todos nós. Eu resolvi homenageá-lo por merecimento. Sendo isso divulgado, quem sabe mais pessoas se animam em querer se enveredar no caminho da pesquisa. Precisamos de médicos sim, com certeza, mas precisamos de bons pesquisadores também. Você já faz parte da cultura, educação e diversidade de Rondônia. Imagino o quanto seus alunos irão ganhar com isso. Boa sorte para você nesta longa caminhada e conte com nosso apoio, amizade e admiração.

Semana Educa Unir - Minicursos

A Semana Educa 2011, promovido pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação - Mestrado Acadêmico em Educação/UNIR, já está com a Programação dos Minicursos disponível no site. A novidade é que serão oferecidos 2 Minicursos voltados para a Educação de Surdos. A Semana Educa será realizada do dia 05 a 08/12/2011, no Campus da Universidade Federal de Rondônia. Convido todos os professores, alunos de graduação e comunidade científica e curiosos para participarem. Eu estarei oferecendo um Minicurso: Educação de Surdos no contexto inclusivo. Estarão comigo a Ariana Boaventura (Intérprete e Presidente da APPIS) e Indira Stedile (Surda e Presidente da ASPVH). Participará também a Ana Carolina Lovo(Pedagoga Surda) e a Neide Alexandre (Intérprete) com o Minicurso Alfabetização de Surdos. Haverá Conferências, Mesas Redondas, Apresentação Oral de trabalhos acadêmicos. As inscrições estão sendo feitas no site: http://www.semanaeduca.unir.br.

Programação dos MInicursos
Data: 05/12/2011

Minicursos e Oficinas
Horário
Duração
1 - Alfabetização de Surdos
 - Ana Carolina Lovo Viana: Pedagoga Surda, Pós- Graduanda em Psicopedagogia e Educação Inclusiva.
- Neide Alexandre do Nascimento: Pedagoga, Especialista em Libras e Metodologia do Ensino Superior e Intérprete.
Tarde

4 horas

2 - Atendimento Educacional Especializado
 - Glória de Lourdes Fernandes de Lima: Graduada em Letras - Especialista em Educação Especial.
- Marlene Lima de Souza: Pedagoga - Especialista em Educação Especial.
Manhã

4 horas

3 - Bullying: violência na escola
 Profª Ana Maria Lima: Professora da UNIR   - Departamento de Educação - Campus Porto Velho.
Tarde
4 horas
4 - Aprendizagem através da Ludicidade: aprender brincando
- Alda Cristina de Luna Barbosa: Formada em Educação Física - Especialista em Treinamento Esportivo pela Gama Filho.
Tarde
4 horas
05 - Educação de Surdos no contexto inclusivo
 - Dulcilene Saraiva Reis: Mestranda em Educação - Pedagoga - Especialista em Deficiência Auditiva;
- Ariana Boaventura Especialista em Libras - Intérprete.
- Indira Stedile (Surda) - Graduada em Sistemas de Informação - Presidente da Associação dos Surdos de Porto Velho).
Manhã
Tarde
6 horas
06 - Webquest na Educação
 - Ariádne Joseane Félix Quintela: Mestranda em Educação - Especialista em Mídias na Educação.
- Marcos Adriel Sampaio Rost: Mestrando em Educação - Especialista em Mídias na Educação.
Tarde
4 horas
07 - Telinha na Escola: o Vídeo de Bolso   como possibilidade pedagógica
 - Ariádne Joseane Félix Quintela: Mestranda em Educação - Especialista em Mídias na Educação.
- Carma Maria Martini: Mestranda em Educação - Especialista em Mídias na Educação.
- Marcos Adriel Sampaio Rost: Mestrando em Educação - Especialista em Mídias na Educação.
Manhã
4 horas
08 - Mediação de Conflitos
Hélder Risler de Oliveira: Professor Universitário,   Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais, Coordenador do Laboratório de Mediação da Universidade Luterana do Brasil, Membro do Comitê Diretor do Foro Mundial de Mediação, aluno do Mestrado em Educação da UNIR.
Manhã
Tarde
6 horas

Carinhas legais!



Compartilho com vocês imagens de "carinhas" bem legais, que utilizei na disciplina "Oficina Pedagógica", no curso de Gestão Escolar do IESB. A atividade foi a produção de texto coletivo utilizando as expressões faciais. Apresentei as imagens em slides e os alunos foram construindo a história. Foi uma experiência maravilhosa. Depois compartilharei o slide com a história criadas pelos alunos. As imagens são da Revista Educação Infantil.








segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Aulas no Mestrado com Profªs Rosângela e Carmen


Professoras queridas:Andréia e Rosângela
A disciplina Formação de Professores: Culturas, Saberes e Práticas, ministrada pelas Profªs Rosângela França e Carmen Velanga encerrou dia 18/11/2011. Foram dias de muito aprendizado e parceria entre alunos e professoras. Mas, estas aulas tiveram um “Q” de diferente, pois a nossa querida Profª Rosângela sempre nos presenteava com algumas delícias irresistíveis . Teve de tudo, mingau de banana, salpicão, bolo moca, pirarucu de casaca, leite com achocolatado e canela (hum uma delícia), entre outras coisinhas. Mal a professora chegava e nós já queríamos saber qual seria a surpresinha do dia. Obrigada Profª Rosângela, por tanto mimo e cuidado com a turma. Parabéns às duas professoras por colaborarem com nossa formação, aprendemos muito. O encerramento da aula foi com a Profª Andréia Quintanilha, que discorreu sobre Políticas Públicas e Formação Docente, um show. 

Professaras Rosângela e Carmen


Olha o Pirarucu de Casaca aí, prato típico daqui.

Olha o carinho e atenção da Profª Rosângela.

Profº Marco Antônio (Disciplina Trabalho e Educação).















O Bolo Moca, delicioso.

Demonstração de carinho da turma. Elizane representando a turma.

Marcos apreciando o Bolo Moca.

Carma registrando tudo.


ProfªAndréia Quintanilha, encantadora.

Profª Rosângela ganhando um livro da Profª Andréia.

Querida Professora, muito obrigada pela paciência conosco.



A "prova do crime", rsrs. mingau de banana com tapioca, hum.


domingo, 20 de novembro de 2011

Vitória com V maiúsculo


Indira (ASPVH)  fazendo o sinal de Rondônia, em Brasília.
Bom, tem gente já dizendo que estamos comemorando o lançamento do Plano Viver sem Limites demais, que ainda falta muito para se chegar ao ideal. Mas para quem vive excluído de tudo há mais de 100 anos, acho que temos que comemorar sim, e muito. Vitória é vitória, não tem pequena nem grande, sempre é uma conquista. Falta muita coisa, é verdade, mas a partir de agora, estamos num caminho sem volta. Muitas coisas estão nas nossas mãos. Para transformar é preciso unir forças. Quem assistiu o filme "Planeta dos Macacos: a origem"? Lembra daquela parte em que o inteligentíssimo chipanzé Cézar pega uma vareta e quebra? E depois ele pega vários pedaços juntos desta mesma vareta e não consegue quebrar? Pois é, juntos temos mais força, somos imbatíveis. Aliás, o Cézar fala em Língua de  Sinais, lindo demais. 

Então, vamos comemorar sim, vamos nos emocionar sim, sejamos otimistas sim. Depois, lutaremos por mais e mais e mais, infinitamente. É tão bacana ver os Surdos lutando por uma causa junto com os ouvintes. 

A exclusão machuca, maltrata pessoas tão inteligentes e capazes como os Surdos. Maltrata também os professores, que necessitam de formação adequada e não tem. 

Mas deixemos as lamúrias para depois, pois a hora é de comemorar. Parabéns a todos que estão, de uma forma ou de outra, dando vida ao movimento dos surdos, que também é dos ouvintes e de todos que acreditam que este mundo ainda pode ser melhor.




quinta-feira, 17 de novembro de 2011

II Seminário Nacional "Cultura e História dos Povos Surdos" - Natal/RN


Acontecerá nos dias 02 e 03/03/2012, em Natal/RN, o II SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE HISTÓRIA E IDENTIDADE CULTURAL DOS POVOS SURDOS, que tem por objetivos:

- Compreender os aspectos sócio-históricos do movimento da Comunidade Surda no Brasil e no mundo;
- Promover a integração institucional entre os militantes da causa surda no Brasil e, mais propriamente na Regional Nordeste;
- Fomentar a relação acadêmico-científica e a Comunidade Surda;
- Socializar experiências e pesquisas de promoção e inclusão/integração da pessoa surda no mercado de trabalho.
- Valorizar a Iniciação Científica.

O tema central do Seminário Nacional será “"PERSPECTIVAS SURDAS EM UM MUNDO GLOBALIZADO: exemplos mundiais de inserção socioeducacionais da pessoa surda a serem seguidos".
 
O Seminário já abriu inscrições para Comunicação Oral e Painel e vai até o dia 31/12/2011


Maiores informações acesse o Edital: http://insurdo.blogspot.com/2011/02/chamada-para-apresentacao-de.html

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Decreto cria Escolas Bilíngues para Surdos em São Paulo



"Transformação das seis Escolas Municipais de Educação Especial em Escolas Municipais de Educação Bilíngue para Surdos, em São Paulo. Parabéns à Prefeitura do Município de São Paulo, parabéns à Secretaria Municipal de Educação, parabéns às lideranças surdas, à comunidade surda, aos educadores surdos e ouvintes. Marco histórico. Que este progresso seja estendido a todos os municípios brasileiros com pelo menos 350 mil habitantes." (Texto de Fernando Capovilla - Comentário do You Tube)

Estou emocionada e esperançosa de que isso também seja uma realidade aqui em Porto Velho.

sábado, 12 de novembro de 2011

Curso de Metodologia do Ensino em Libras

A Associação dos Surdos de Porto Velho - ASPVH, estará realizando nos dias 19 e 20 de novembro, o Curso "Metodologia do Ensino em Libras para Instrutores Surdos e Professores Intérpretes - Módulo I". O curso será realizado no Auditório do CAS - Centro de Atendimento aos Surdos (Seduc). O curso será ministrado pelo Instrutor João Renato (Surdo do Acre). O valor da inscrição é R$35,00 e as inscrições estão sendo realizadas na Sede da ASPVH, situada no SATED (Av. 7 de setembro, Centro, em frente ao Ferroviário), mas a ASPVH só é aberta aos sábados, a tarde e quinta à noite. As inscrições também poder ser realizadas no CAS/SEDUC, que fica ao lado do Hospital Prontocor, no Centro, pela manhã com a Ariana. Quem quiser fazer por telefone também pode, é só ligar no 9217-1705 e fazer o pagamento no dia do curso. As vagas são limitadas. O CAS e a APPIS estão dando total apoio à realização deste curso.



Os pré-requisitos necessários para fazer o curso são: 
  • Ter concluído o Ensino Médio ou estar cursando ou concluído a Graduação;
  • Ter conhecimento em LIBRAS, pois todo o curso será ministrado em LIBRAS (sem Tradução)
 Fonte: APPIS -  Associação dos Professores, Parentes, Amigos e Intérpretes dos Surdos de Rondônia 
 E-mail: appis.ro@gmail.com